A Universidade Estadual Vale de Acaraú (UVA) prorrogou as inscrições do processo seletivo para o Mestrado Acadêmico em Geografia. Agora, os professores da rede municipal de Sobral têm até o dia 19 de novembro para realizarem a inscrição. Em convênio firmado com a Universidade, a Secretaria da Educação de Sobral garantiu a concessão de vagas para os professores efetivos das áreas de Geografia, Pedagogia, História, Filosofia e Sociologia.

Serão ofertadas 23 vagas, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisas: Análise Ambiental e Estudos Integrados da Natureza; e Dinâmica Territorial: campo e cidade. O Mestrado Acadêmico em Geografia visa formar profissionais especializados capazes de contribuírem para o desenvolvimento regional, assim como promover a articulação das atividades de pesquisa com a Educação Básica.

Além da documentação necessária para a inscrição, os professores da rede municipal que optarem por concorrer às vagas destinadas ao convênio devem apresentar uma declaração expedida pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral, atestando a sua liberação na participação do Processo Seletivo.

- Faça sua inscrição, clicando aqui.

- Leia o edital, clicando aqui.

Os participantes que conseguiram a pontuação exigida para certificação nas provas objetivas e na redação do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 poderão requerer a emissão do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio no CEJA Professora Cecy Cialdine, localizado na Oriano Mendes, s/n – Centro, Sobral.

O interessado deverá apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e o boletim emitido no site do Inep. Os resultados referentes aos Ensino Médio foram disponibilizados pelo Inep no dia 12 de novembro no site http://enccejanacional.inep.gov.br. Já os resultados do ensino fundamental serão divulgados a partir de 10 de dezembro.

O Encceja Nacional Regular teve cerca de 1,7 milhão de inscritos e foi aplicado no dia 5 de agosto. O participante que não atingiu a pontuação exigida em todas as áreas do conhecimento poderá solicitar uma declaração de proficiência. Neste caso orienta-se que o interessado a matricular-se num Ceja para cursar as disciplinas que faltam para concluir seus estudos. Saiba mais: (88)3611-1940.

Fonte: Asscom Seduc Ceará


Para acompanhar de perto o dia a dia dos estudantes da rede municipal de ensino, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, realiza semanalmente visitas às escolas municipais. Na sexta-feira (09/11), o secretário visitou a Escola Joaquim Barreto Lima, no distrito de Jaibaras, acompanhado da integrante da Coordenadoria de Gestão Escolar, Rochele Bastos.

A intenção das visitas é dialogar com diretores, coordenadores e professores, além de atender reivindicações de estudantes e promover cada vez mais melhorias na rede municipal de educação”, explica o secretário.


Dentro da política de valorização do magistério, a Prefeitura de Sobral realizou a progressão de 790 professores da Rede Pública Municipal de Educação, sendo 737 progressões horizontais e a progressão vertical de 53 professores. Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão e a primeira parcela paga na folha de setembro e o restante nas folhas de novembro e dezembro.

A progressão horizontal é realizada com base em critérios de desempenho dos profissionais, como participação, produtividade, responsabilidade, planejamento, iniciativa, criatividade, conhecimento do trabalho, relacionamento interpessoal e ética profissional, e o tempo de serviço no cargo, a cada intervalo de três anos. O decreto nº 2.119, que dispõe sobre a progressão horizontal dos professores, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), de 9 de novembro de 2018, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2017.

Já a progressão vertical dos professores é feita com base no nível de qualificação dos professores que concluem cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) ou stricto sensu (Mestrado e Doutorado). O decreto nº 2.118, que dispõe sobre a progressão vertical dos professores, realizado com base no grau de qualificação dos profissionais, foi publicado no DOM de 9 de outubro de 2018, com efeitos financeiros retroativos a 1º de setembro de 2018.

O Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participou do encontro 'Seja a Inspiração' no Rotary Club em Sobral, na quinta-feira (08/11). Na ocasião, o gestor ministrou uma palestra sobre o modelo educacional aplicado na rede pública municipal. Como forma de agradecimento pela parceria entre gestão pública e a Instituição, o presidente do Rotary Club, Sávio Pontes, homenageou o secretário com um troféu simbólico. A presidente da Casa da Amizade, Marcela Carneiro Parente, também esteve presente.

O Rotary Club é instituição não-governamental filantrópica, formada por mulheres e homens com potencial de liderança e com objetivo de servir aos cidadãos, abraçando múltiplos desafios, dentre eles: o de erradicar a Poliomielite (paralisia infantil).