A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, prorrogou, na sexta-feira (23/07), o prazo de inscrições do processo seletivo simplificado para a composição de banco de secretários escolares. Agora, as inscrições poderão realizadas até 30 de julho no portal de seleções da Prefeitura de Sobral (http://selecao.sobral.ce.gov.br).

O custo da inscrição será a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado para famílias em vulnerabilidade social. O alimento deverá ser entregue em uma das escolas públicas municipais listadas no anexo V do edital, de 2 a 6 de agosto.

A seleção pública será composta de duas etapas: a 1ª fase será a análise e avaliação curricular (classificatória e eliminatória); e a 2ª será a participação no Curso de Aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais (classificatória).

O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 23 de agosto e a divulgação do resultado final ocorrerá em 10 de dezembro, de forma on-line.

Edital AQUI: https://bit.ly/3wVKZ5O
Inscrições AQUI: http://selecao.sobral.ce.gov.br/inscricao/inicio/selecao:506

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram

A Prefeitura de Sobral prorrogou as inscrições para a seleção pública para gestores escolares, que poderão atuar como diretor escolar ou coordenador pedagógico. Os interessados agora têm até o dia 27 de julho para fazer a inscrição no portal de seleções da Prefeitura de Sobral (http://selecao.sobral.ce.gov.br).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter ensino superior completo em Pedagogia ou áreas afins e experiência mínima de dois anos de docência. O processo seletivo será conduzido pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

A seleção será realizada em seis etapas: prova escrita; curso de aperfeiçoamento em metodologias, práticas pedagógicas e tecnologias educacionais; curso “Novos paradigmas para a gestão escolar — Formação de líderes”; provas situacionais; entrevista; e análise de títulos.

As inscrições deferidas e os locais ou links das provas serão divulgados nos dias 02 e 03 de agosto, respectivamente, no site da Secretaria da Educação. A prova escrita será realizada no dia 4 de agosto e o resultado final do processo será divulgado no dia 17 de dezembro de 2021.

- Edital AQUI: https://bit.ly/3wVKZ5O
- Inscrições AQUI: http://selecao.sobral.ce.gov.br/inscricao/inicio/selecao:507

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram

O curso "Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica" realiza, nos dias 23 e 24 de julho (sexta-feira e sábado), duas novas aulas, abordando ensino híbrido nas ferramentas Google e planejamento reverso. A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.
 
Na sexta-feira (23/07), a aula será ministrada pela professora Suzanne Sales, da rede estadual de ensino da Bahia, e terá como tema “Games e ensino híbrido nas ferramentas Google”.
 
 
“Criando experiências de aprendizagem a partir do planejamento reverso” será o tema da aula de sábado (24/07), que terá a participação das professoras Karyne Santiago, da rede estadual de ensino da Bahia, e Gal Silva, da PG Consultoria Educacional. As duas aulas serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.
 
O curso tem mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. Com 180 horas, o curso 100% on-line já conta com as quatro avaliações disponíveis para resolução. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
 
 
Aula 49 - Sexta-feira (23/07)
- Inscrições na aula AQUI: https://www.even3.com.br/teehipaula49
- Assista à aula AQUI: https://youtu.be/Z21Q8UirvXk
 
Aula 50 - Sábado (24/07)
- Inscrições na aula AQUI: https://www.even3.com.br/teehipaula50
- Assista à aula AQUI: https://youtu.be/i4REKFbQgDO

 

A Secretaria da Educação de Sobral prorrogou, até 27 de julho, o prazo para as inscrições para composição de banco de professores temporários. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento de ficha on-line.

Poderão participar da seleção professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de Artes, Alemão, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Física, Francês, Geografia, História, Informática, Inglês, Italiano, Japonês, Química, Libras, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogo.

O custo da inscrição será a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para as famílias em vulnerabilidade social. O alimento deverá ser entregue pelo candidato ou representante, apresentando comprovante de inscrição, no período de 2 a 6 de agosto, em uma das escolas listadas no anexo V do edital.

Os interessados deverão apresentar diploma ou certidão de conclusão de curso de nível superior na área que deseja concorrer; declaração da Instituição de Ensino Superior constando quantidade de créditos cursados, atingindo um percentual mínimo de 2/3 da graduação já concluídos; e ter comprovada experiência em sala de aula mínima de dois anos.

Para os candidatos à vaga de AEE é necessário apresentar certificado de especialização em Psicopedagogia ou Educação Especial. Para os candidatos a professores de línguas estrangeiras ou Libras, é obrigatória a comprovação de proficiência na língua para qual está se candidatando.

O processo seletivo será composto por duas fases: análise e avaliação de títulos (de caráter eliminatório) e participação em curso de formação dos profissionais (de caráter classificatório). O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 10 de outubro e o resultado final será no dia 8 de dezembro.

Edital AQUI: https://bit.ly/3wVKZ5O
Inscrições AQUI: http://selecao.sobral.ce.gov.br/inscricao/inicio/selecao:501

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram


A Secretaria da Educação de Sobral, por meio do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, irá isentar os estudantes de ensino superior, regularmente matriculados em uma das universidades públicas localizadas em Sobral, da taxa de matrícula e das mensalidades dos cursos oferecidos para o próximo semestre. As inscrições seguem até 23 de julho, exclusivamente pela internet.
 
Serão contemplados estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Ao todo, são ofertadas 1.261 vagas para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Informática, com aulas a partir de 16 de agosto.
 
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Após o preenchimento do limite máximo de vagas, será criado um cadastro de reserva. A renovação de matrículas dos alunos veteranos será realizada também exclusivamente pela internet, de 26 a 30 de julho.
 
As vagas para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Informática Básica também são destinadas para estudantes a partir dos 11 anos de idade, desde que estejam cursando, pelo menos, o 6° ano do Ensino Fundamental.
 
Os estudantes com conhecimentos prévios em um dos idiomas oferecidos pelo Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras podem avançar de nível, por meio de uma prova de proficiência. O teste será realizado no dia 20 de agosto, nos turnos manhã, tarde e noite, mediante solicitação do aluno.

Edital para alunos AQUI: https://bit.ly/3wvP6p5
Inscrições para alunos AQUI: https://bit.ly/3jXOLc4
Matrícula para alunos veteranos AQUI: https://bit.ly/3jXOLc4