Os estudantes do 8° ano da Escola Netinha Castelo participaram, na sexta-feira (13/09), da 4ª Semana de Tecnologia e Cultura, no Centro Integrado SESI SENAI de Sobral. O evento tem como propósito apresentar para alunos de outras instituições, como a escola SESI SENAI utiliza a tecnologia no cotidiano escolar, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho contemporâneo.


Na ocasião, os estudantes participaram de uma palestra com o tema “Cultura Maker e Empreendedorismo”, cujo o palestrante foi o analista de sistemas Gean Viana Rodrigues. Em seguida, os alunos puderam conferir trabalhos produzidos pelos alunos do SESI SENAI e visitaram a biblioteca da instituição, onde ocorreu a conclusão do evento.

 


Neste primeiro ano de participação da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), 34 estudantes do 9° ano foram classificados para a 2ª fase da competição. Os estudantes das escolas Antônio Custódio, Elpídio Ribeiro, Francisco Monte, José Inácio, Maria José S. Ferreira Gomes, Paulo Aragão e Vicente Antenor farão a prova da 2ª fase, no dia 21 de setembro, às 14h, na Universidade Vale do Acaraú - Campus Betânia.

A primeira fase da competição contou com a participação de 529 estudantes que fizeram a prova com 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física e Química.

A olimpíada tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; bem como proporcionar desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações.
 
 

A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, no dia 5 de outubro, o I Seminário da Criança de Sobral, no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Mucambinho. O seminário será voltado para gestores, professores, acadêmicos, pais e demais interessados na temática.

Serão ofertados oito workshops com 50 vagas cada sobre temas, como brincadeiras para crianças da pré-escola e creches, desenvolvimento do aprendizado infantil, racismo, nutrição, entre outros. Os workshops irão acontecer simultaneamente, portanto cada participante deverá optar por um deles. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas AQUI

O I Seminário da Criança de Sobral é promovido pela Secretaria da Educação de Sobral em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Secretaria de Saúde, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Universidade Federal do Ceará, Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Editora Moderna e Editora SEFE/OPET.
 


Um professor da rede Pública Municipal de Ensino de Sobral foi aprovado no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). César de Castro Brasileiro é professor titular do laboratório FabLearn no Colégio Sobralense Maria Dorielene Arruda Aragão e compõe o grupo de trabalho que está elaborando o currículo de Ciências da rede municipal.

As aulas do Mestrado tiveram início em agosto e, durante o curso, o professor desenvolverá uma pesquisa sobre robótica educacional e o uso da placa GoGo Boad na construção de sequências didáticas de Ciências para o Ensino Fundamental II. “O curso é excelente, me proporciona muito aprendizado, tanto na área específica de Ciências quanto na área pedagógica do ensino. Desejo me especializar cada vez mais para contribuir com a transformação do ensino de Ciências e tecnologia dentro da educação pública”, disse o professor.

César Brasileiro é professor efetivo de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental aprovado no concurso de rede municipal em 2010. Licenciado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão e Organização da Escola, César atuou durante 10 anos como professor de Biologia e Química no Ensino Médio em escolas estaduais de Fortaleza e Sobral e ministrou disciplinas no curso de Biologia em regime especial da UVA.
 

 



Daqui a dois meses mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM farão o exame. Dando continuidade à preparação dos estudantes do #SobralnoEnem, a Secretaria da Educação de Sobral realizará o 11° encontro do cursinho, no sábado (14/09), no Centro de Convenções de Sobral.

A partir das 8h, serão ministradas as aulas de Matemática sobre proporcionalidade com o professor Pedro Evaristo e de Química sobre ácidos e bases com o professor Marcelo Henrique.

O #SobralnoEnem é uma iniciativa da Secretaria da Educação de Sobral em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e conta com um total de 20 encontros presenciais aos sábados, até a data de aplicação do Enem, dias 3 e 10 de novembro.

SIMULADO
O projeto irá realizar um simulado com provas preparatórias e perguntas semelhantes às disponibilizadas no Enem. O simulado será aplicado nos dias 22 e 29 de setembro na Escola Luís Felipe.