Em clima de comemoração, o prefeito Ivo Gomes e o secretário da Educação, Herbert Lima, receberam das mãos do governador Camilo Santana e da vice-governadora, Izolda Cela, os troféus de primeiro lugar no Estado do Ceará, no Prêmio Escola Nota 10. As escolas municipais de Sobral conquistaram 38 premiações, o maior número da história do município e do Estado, entregues em solenidade na quinta-feira (17/05), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Para o governador Camilo Santana, o prêmio é o reconhecimento ao trabalho e dedicação dos educadores do Ceará. “Há mais de dez anos o Ceará fez uma pactuação para construir novos indicadores de qualidade para a Educação. Hoje, cada um, professor, aluno, pai de aluno, servidores, deve ter orgulho de bater no peito e dizer ‘eu faço parte dessa história’. A melhor educação do País hoje é do Estado do Ceará, graças ao esforço de todos”, afirmou.


Uma comitiva de mais de 200 educadores de Sobral, formada por diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da Secretaria, participou e celebrou os resultados dos estudantes sobralenses. Em todo o Ceará, 333 escolas foram premiadas e receberão prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil, por cada aluno avaliado. 

O prefeito Ivo Gomes parabenizou a todos que fazem a educação de Sobral pelos resultados e destacou os novos desafios. “Esses resultados significam que nós podemos mais. Por isso estamos implementando os novos currículos de Língua Portuguesa e de Matemática, estamos desenvolvendo novo currículo de Ciências e aplicamos o Pisa. O melhor sistema de educação pública do Brasil precisa saber como está em relação à comunidade internacional e esse será o novo paradigma que vamos perseguir. Já chegamos no topo do Brasil e não podemos nos acomodar!”.

PREMIAÇÃO

Sobral tem 9 escolas premiadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Na avaliação da aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Sobral tem 18 escolas premiadas, incluindo os quatro primeiros lugares em todo o Estado do Ceará: 1º lugar - Escola Elpídio Ribeiro; 2º lugar - Escola Vicente Antenor; 3º lugar - Escola Francisco Aguiar; e 4º lugar - Escola Antônio Custódio. 
.

 O Município também conquistou o 2º e 3º lugares do Ceará, na avaliação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, e um total de 11 escolas premiadas nesta etapa, entre as 32 escolas premiadas em todo o Estado: 2º lugar - Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes e 3º lugar - Escola Dinorah Thomás Ramos. 

A premiação é concedida com base nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2017, que avaliou a aprendizagem de 6.790 estudantes sobralense do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

Conheça as escolas premiadas em cada etapa de ensino:
 

Veja todas as fotos do evento - AQUI.
 

 

 

A Secretaria da Educação de Sobral lançou novo edital de seleção pública para o cargo de assistente de alfabetização, no âmbito do programa Mais Alfabetização do Governo Federal. As inscrições vão até o dia 21 de maio e devem ser realizadas, clicando AQUI.

Para participar da seleção, é preciso ter licenciatura em Pedagogia e experiência docente comprovada em alfabetização. Professores da rede com disponibilidade de carga horária e estudantes de Pedagogia, a partir do 5º período, também podem se candidatar. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar RG, CPF, comprovante de residência, diploma ou comprovante de matrícula e comprovante de experiência docente em alfabetização. 

Os candidatos aprovados comporão um cadastro de reserva para Assistente de Alfabetização e serão convocados conforme a ordem de classificação e necessidade do programa para atuarem nas escolas municipais da sede e dos distritos. O Assistente de Alfabetização desenvolverá atividades de apoio ao professor alfabetizador e receberá R$ 150,00 mensais por turma, podendo atuar em até oito turmas.

O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O resultado preliminar da seleção será divulgado 23 de maio e o resultado final no dia 25 de maio, no Diário Oficial do Município e no sitehttp://educacao.sobral.ce.gov.brSaiba mais: (88) 3677-1197.

- Faça sua inscrição AQUI.
- Leia o edital AQUI.

A Secretaria da Educação de Sobral realizará, no sábado (19/05), o segundo encontro do #SobralnoEnem. A partir das 7h30, os estudantes terão aulas de Gramática, Física e Matemática, no Centro de Convenções. A Secretaria também divulgou nova lista com 600 alunos do curso presencial, com a inclusão de estudantes que estavam na lista de espera.

A aula de Gramática será ministrada pelo professor Sinval Farias, que atua há 23 anos na preparação para os principais concursos e vestibulares do país. Já a aula de Física será ministrada pelo professor Thompson Justa, que leciona há 27 anos em vários colégios de Fortaleza, com turmas olímpicas, ITA e IME. E a aula de Matemática ficará a cargo do professor Marcos Medeiros, que atua há 13 anos em vários colégios e, desde 2013, é professor da rede estadual de ensino, além de dar aulas no projeto Alcance da Assembleia Legislativa do Ceará.

O #SobralnoEnem é uma iniciativa da Secretaria da Educação de Sobral em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional com o objetivo de preparar os estudantes e egressos de escolas públicas de Sobral para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão realizados 20 encontros presenciais aos sábados até a data de aplicação do Enem, dia 4 e 11 de novembro, além de dois simulados

O curso oferece material didático, lanche, laboratório de redação e transporte para os estudantes que moram nos distritos de Sobral. Os ônibus sairão dos distritos de Aracatiaçu (Igreja Matriz), Jaibaras (Praça da entrada), Jordão (Escola Dr. José Euclides), Rafael Arruda (Praça) e Taperuaba (Escola Dep. Cesário Barreto Lima).

 

- Veja o calendário de aulas e material didático AQUI.

- Veja a lista dos alunos do curso presencial AQUI.

 

 


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, no dia 19 de junho, no Espaço de Referência do Brincar/Brinquedoteca do Didi, o VIII Festival Municipal do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). As inscrições para o Festival serão realizadas, de 21 de maio a 08 de junho, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou presencialmente na Brinquedoteca Municipal.

As escolas municipais poderão inscrever trabalhos nas modalidades Conto, Desenho e Poesia, nos níveis I (4º e 5º anos), II (6º e 7º anos) e III (8º e 9º anos). Será selecionado o melhor trabalho de cada modalidade para representar o Município na etapa estadual do “Prêmio Peteca”. Desde a criação do prêmio, em 2008, Sobral tem conquistado destaque sendo vencedor ou finalista em várias categorias.

O Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação, com o objetivo é promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

- Leia o regulamento do Prêmio AQUI.

Duas escolas municipais de Sobral foram destaque no programa ‘Entre Escolas’ exibido, na quarta-feira (15/05), no Canal Futura. O programa mostra boas práticas de inciativas como o protagonismo juvenil desde o ensino fundamental na Escola Professora Maria José Santos Ferreira Gomes e no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão.


No Colégio Sobralense Maria Dorilene Aragão, os alunos têm no currículo as disciplinas Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida, que trabalham valores, e participam de clubes xadrex, handball e convivência. “Aqui os alunos têm uma formação integral, tanto acadêmica, como pessoal e social. Se eles entendem que são autores de suas próprias vidas e que suas escolhas são muito importantes no futuro, com certeza, eles vão procurar serem bons alunos”, diz a diretora Sandra Teixeira.

Na Escola Prof. Maria José Ferreira Gomes, os alunos participam de atividades no contraturno, como a preparação para olimpíadas e são monitores dos colegas, repassando o que aprendem. “Aqui tem algo a mais do que estudar, do que as competências acadêmicas. Os alunos precisam se desenvolver para a vida. Não é só ter o prédio, não é só o projeto, são as pessoas que fazem isso, é o envolvimento de todo mundo. É formar pessoas boas”, explica o diretor Pedro Grandson.