O Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão recebe, neste sábado (22/09), a partir das 8h30, o Media Day Sobral. Com 10 oficinas e bate-papos sobre tecnologias, mídias digitais e educação, o evento é promovido pelos estudantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Cearám com o apoio da Secretaria da Educação de Sobral.

Os estudantes e demais interessados poderão participar de oficinas de lógica de programação, stop motion, modelagem 3D, fotografia com smartphone, desenho por observação, aquarela, criação de personagens para jogos, construct: introdução à criação de jogos; lettering: desenho de letras; criação de marca; além de bate-papos sobre portfólio digital, design emocional e análise de jogos.

O Media Day é um projeto de extensão itinerante do curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC), e tem como objetivo fomentar os conhecimentos e habilidades dos seus participantes, proporcionando um contato direto e prático com as áreas da tecnologia, divulgando em diversas cidades do Estado do Ceará os trabalhos desenvolvidos no curso e estimulando o interesse pela universidade.

Para ter acesso ao evento os participantes devem entregar no credenciamento um kg de alimento não perecível, que será doado para as entidades socioassistenciais de Sobral. 

Programação:
8h30 - Credenciamento 
9h - Oficinas de Lógica de programação, Stop motion, Modelagem 3D, Fotografia com smartphone, Desenho por observação, Aquarela, Criação de personagens para jogos e bate-papo sobre portfólio digital.
11h30 às 13h30 – Intervalo
14h - Oficinas de Stop motion; Construct: introdução à criação de jogos; Lettering: desenho de letras; Criação de marca; Fotografia com smartphone; e bate-papo sobre design emocional e análise de jogos.

Após a aplicação das provas objetivas do concurso público para os cargos de professor e orientador educacional da rede pública municipal de ensino, neste domingo (16/09), a Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (CEPS) divulgou o gabarito preliminar e as provas para todos os cargos.

Os recursos podem ser impetrados dentro de 2 (dois) dias úteis da divulgação do resultado, dirigidos à Comissão Executiva do Processo Seletivo-CEPS/UVA, localizada à Avenida Dr. Guarany, 317, Bairro Derby, nos horários das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

O concurso público será realizado em quatro fases para o cargo de professor: prova objetiva, prova dissertativa, prova didática e análise de títulos. Já os candidatos ao cargo de orientador educacional serão submetidos a três fases compreendendo prova objetiva, prova de apresentação de um plano de ação teórico propositivo e análise de títulos. O resultado da primeira fase para todos os cargos será divulgado no dia 05 de outubro, no site oficial.

- Consulte o gabarito preliminar e as provas AQUI.

Com o tema “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”, o XVII Congresso de História da Educação do Ceará reunirá em Sobral, de 20 a 23 de setembro, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais de todo país que desenvolvem pesquisas na área. A abertura do evento será realizada na quinta-feira (20/09), às 18h, no Teatro São João, onde acontece o credenciamento e a conferência de abertura.

A abertura do congresso contará com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; da professora PhD. Teresa Cardoso, vinculada à Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), e do professor Dr. Daniel Mill da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A partir de sexta-feira (21/09), a programação acontece no Centro de Educação a Distância (CED), com minicursos, mesas-redondas, sessões de comunicações, apresentação dos trabalhos científicos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

O XVII Congresso de História da Educação do Ceará tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, com diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: Histórias da Tecnologia Educacional – Educação a Distância e Inclusão Digital.

- Veja a programação completa AQUI.

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral realiza, nessa quinta-feira (20/09), às 17h, um debate sobre a educação pública brasileira, no auditório do curso de Medicina de Sobral.

Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e o presidente da ADUFC, Enio Pontes, falam sobre “Educação Básica e o Ensino Superior”. A palestra magna será proferida pelo professor Dr. Gil Vicente Reis da Universidade Federal de São Carlos (UFSCarlos) abordando o tema “Impactos da Emenda Constitucional 95”, que que limita por 20 anos os gastos públicos.


Serviço:
Debate sobre a educação pública e suas temáticas
Data: 20 de setembro (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório do curso de Medicina de Sobral, localizado na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100, no bairro Jocely Dantas (antigo Derby).

O Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina recebeu, no dia 14 de setembro, o recital didático promovido pelo Projeto Música na Escola. Os grupos musicais Quarteto Kees e Cantarolando se apresentaram para alunos e professores. A próxima apresentação será realizada pela Orquestra de Violões e a Camerata de Cordas Dedilhadas da UFC, no dia 28 de setembro, na Escola Padre Osvaldo Chaves.

No turno da manhã, o grupo Kees executou clássicos da música ocidental e algumas músicas regionais, como o baião, comentando com os estudantes aspectos musicais, como a diferenciação sonora e visual entre os instrumentos. Já no turno da tarde, o grupo coral Cantarolando fez um tributo a Dominguinhos, cantando vários sucessos do compositor, como “Eu só quero um xodó”, intercalados por textos recitados e acompanhados por violão, zabumba, chocalho e triângulo.

 

O projeto Música na Escola é desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará – UFC Sobral e tem como um dos objetivos ampliar o universo musical de crianças e adolescentes. Com o apoio da Secretaria da Educação de Sobral, o projeto Música na Escola realiza recitais didáticos, às sextas-feiras, nas escolas municipais de ensino fundamental.