A Secretaria da Educação de Sobral realizou, no dia 29 de junho, o lançamento do livro “Ensino de Ciências e Educação Profissional: convergências formativas” e uma palestra com o tema “Explorando novos mundos no Cosmos", proferida pelo astrofísico Daniel Brito, como parte da programação do Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário do eclipse de Sobral.

Para o secretário da educação de Sobral, Herbert Lima, “esse momento transcende a área da ciência, da física, transcende a própria educação. Ele é um momento para ser vivido pelo município de Sobral, pelas pessoas que fazem o município de Sobral, pelos estudantes, pelos profissionais e pela população em geral".  

O pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, pós-doutor com pesquisas na área de Astrofísica Estelar Observacional, Daniel Brito, concluiu sua palestra destacando que “nós temos que fazer com que a educação de jovens e adultos tenha um cenário propício para o aprendizado. Não adianta termos bons cientistas se não tivermos uma educação que possibilite condições básicas para que as crianças tenham acesso à ciência. Então minha luta não é pela minha pesquisa, a minha luta é pela sobrevivência da educação, pela sobrevivência daquilo que na verdade nos torna mais humanos, que é a capacidade de conseguirmos ler a natureza, de entendermos que a natureza é entendível e a ciência e as escolas são uma celebração do entendimento da natureza”.

O evento aconteceu na Casa da Cultura de Sobral e reuniu mais de 200 pessoas entre professores, coordenadores, diretores das escolas municipais de Sobral, convidados, técnicos da Secretária da Educação e demais interessados. Este foi o segundo evento de vários que serão realizados durante todos o Ano Municipal das Ciências, até o dia 29 de maio de 2019, quando serão completados os 100 do eclipse de Sobral.

 
- Confira todas as fotos do evento aqui.
- Assista à palestra, clicando aqui.

  
 
 

A Secretaria da Educação de sobral promoverá, na sexta-feira (06/07), das 8h às 14h, a Conferência Municipal da Educação, no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, na Cohab III. O evento reunirá gestores, professores, trabalhadores, estudantes e pais da Educação Básica, Educação profissional e tecnológica e educação superior e movimentos sociais.

A palestra de abertura será proferida pelo secretário de Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes, com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, igual e laica”.

Na conferência, os educadores debaterão em oito eixos temáticos os planos decenais e o Sistema Nacional de Educação, democratização da educação, gestão democrática, diversidade, políticas intersetoriais de desenvolvimento, valorização dos profissionais da educação e financiamento da educação. 
Também serão eleitos os delegados, que representarão o município de Sobral na Conferência Estadual da Educação.

- Faça sua inscrição AQUI

Programação:
7h – Credenciamento
8h – Apresentação cultural
8h30 – Palestra de abertura, com o secretário de Educação do Ceará, Rogers Mendes
9h30 – Aprovação do regimento 
10h30 – Plenárias de Eixos
11h30 – Almoço
12h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Educação
13h – Plenária Final

Como parte da programação comemorativa do Centenário do Eclipse de Sobral, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 30 escolas municipais de Sobral participaram, no sábado (30/06), do I Encontro de Grupos das Olimpíadas Científicas das Escolas Municipais de Sobral. Na ocasião, os participantes também assistiram a uma sessão especial no Planetário de Sobral e receberam livros de Matemática e Ciências, além de um jogo educativo.

O professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fabius Bonnet, que coordena regionalmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), apresentou um histórico das olimpíadas, curiosidades e perfil de grandes matemáticos. Já o professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, José Alves de Lima Júnior, explicou as etapas e como será aplicada a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, na qual todas as escolas municipais de ensino fundamental II estão inscritas.


O objetivo do encontro foi apresentar as principais olimpíadas científicas existentes, estimular e apoiar educadores e estudantes da rede municipal de ensino a participarem das olimpíadas”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. No próximo encontro, um diretor da rede falará da sua experiência na participação em olimpíadas científicas, além do depoimento de estudantes que conquistaram medalhas nessas competições.

 

 

A Secretaria da Educação de Sobral e o Centro Integrado SESI SENAI de Sobral promoverão, na quarta-feira (04/07), às 14h, a aula inaugural do curso de Robótica Educativa, no auditório do Sesi de Sobral. Deverão participar do evento estudantes, familiares, professores e o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O curso integra as ações do programa #OcupaJuventude e atende a 150 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas municipais, desafiando-os a desvendar os conhecimentos na área da automação e potencializar a aprendizagem de matemática e ciências.

Com carga horária total de 300 horas, o curso contará com 72 encontros, sendo dois encontros semanais, além de uma Hackathon (maratona hacker) e uma competição de robótica. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de programar robôs autônomos com a tecnologia Lego, aprofundando os conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologia e matemática.
 
 


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, nos dias 25 e 26 de junho, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) dos 1.267 estudantes das escolas Yedda Frota, Mocinha Rodrigues e Escola Gerardo Rodrigues.

Desenvolvido pela Polícia Militar do Ceará em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, o Proerd é um programa preventivo e comunitário, que tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, bem como a importância de crianças e adolescentes manterem-se longe das drogas e da violência.


Durante 16 semanas, os instrutores da Polícia Militar desenvolveram a  formação de 1.267 da rede pública municipal de Sobral com  aulas sobre: “Resistência às pressões de grupos”, “valorização da autoestima”, “controle de tensão”, “solução pacífica de conflitos”, “influência dos meios de comunicação" e "busca de modelos positivos de vida”.


Os eventos contaram com a presença do secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima; do comandante da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, tenente Marcos Paulo da Costa; dos instrutores do Prerd em Sobral, sargento Ubirajara e cabo Brito; da coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; e dos diretores das escolas Yedda Frota (Domingos Sávio), Mocinha Rodrigues (Fafá Farias) e Gerardo Rodrigues (Cristina da Costa) e demais servidores da Secretária da Educação. 


- Veja as fotos da solenidade na  Escola Yedda Frota  - AQUI
- Veja as fotos da solenidade na Escola Mocinha Rodrigues - AQUI
- Veja as fotos da solenidade na Escola Gerardo Rodrigues - AQUI