A Secretaria da Educação de Sobral lançou edital para formadores do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAISPAIC. Os candidatos selecionados farão parte do banco de bolsista do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAISPAIC, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, e poderão ser convocados para o desenvolvimento e execução das atividades do programa conforme necessidade.

As inscrições serão realizadas de 17 a 23 de abril, exclusivamente, pela internet, e a seleção contará com duas etapas: avaliação do currículo lattes e da experiência profissional; e entrevista com os candidatos aprovados na primeira etapa. Os candidatos deverão apresentar, até o dia 23 de abril, até as 16h, na sede da Secretaria da Educação, em um único envelope lacrado: currículo Lattes atualizado com as devidas comprovações, conforme o roteiro apresentado no anexo III do edital.

PAIC
O Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) tem por objetivo principal a cooperação entre Governo do Estado e os 184 municípios cearenses, oferecendo apoio técnico, financeiro e pedagógico com o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na Educação Infantil, na etapa inicial da Alfabetização e dos alunos do Ensino Fundamental I e II, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem.

- Faça sua inscrição, clicando aqui
- Leia o edital aqui.


A Prefeita em exercício, Christianne Coelho, o secretário da Educação, Herbert Lima, e o diretor-presidente do Grupo Educacional Opet, José Antônio Karam, entregaram, nesta terça-feira (16/04), novos materiais didáticos para os estudantes da Educação Infantil e 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola Dinorah Thomás Ramos. Coordenadores e técnicos da Secretaria da Educação, diretores, professores, mães, pais e estudantes participaram da solenidade.

É uma grande alegria participar de momentos como esse. Sempre tive muita admiração pela educação de Sobral e a oportunidade que estou tendo de me aproximar mais e conhecer melhor, além do orgulho e autoestima que a educação nos traz, eu tenho um encantamento profundo. Fico muito feliz de chegar em qualquer lugar do País onde vou representar o Município e falar da educação de Sobral”, disse a Prefeita em exercício, Christianne Coelho.

 

Todos os estudantes da Rede Municipal de Sobral da Educação Infantil receberam a coleção “Primeira Infância” e os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental receberam o novo material didático da Coleção “Caminhos e Vivências” doados pela Editora Opet. “Um só material didático não atende às expectativas que Sobral tem em relação à aprendizagem dos estudantes. Ter o material do Programa Nacional do Livro e do Material Didático é importante, mas é necessário também ter um material diferenciado que tenha uma metodologia específica para a alfabetização e métodos diferentes para o contraturno”, disse o secretário Herbert Lima. 

 

Desde o ano de 2018, Sobral utiliza os materiais da Editora Opet para a primeira etapa da Educação Infantil, mais exatamente os anos iniciais (Infantil Bebê e Infantil I). Essa parceria, que também inclui a formação e acompanhamento pedagógico dos professores, atende 730 crianças e suas famílias, que adotam os livros da “Coleção Primeira Infância (+0)”, material finalista do Prêmio Jabuti.

Em 2019, os 2.500 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Sobral irão utilizar os materiais didáticos desenvolvidos pela Editora Opet. A Coleção “Caminhos e Vivências” é composta por livros didáticos e de apoio que contemplam os componentes curriculares obrigatórios para esta etapa da educação: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte.



confira mais fotos aqui

 

 


A Secretaria da Educação de Sobral realizará, até o dia 30 de abril, as matrículas da Educação de Jovens e Adultos – EJA Profissional, na Escola Edgar Linhares, no Residencial Nova Caiçara. Serão oferecidos no turno da noite os níveis: EJA I (1º, 2º, 3º ano), EJA II (4º e 5º ano), EJA III (6º e 7º ano), EJA IV (8º e 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) juntamente com cursos profissionalizantes.

Os interessados devem ter mais de 15 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e deverá apresentar na escola os seguintes documentos: cópias do RG, do CPF e comprovante de residência, duas fotos 3x4 e uma pasta de matrícula. Os estudantes receberão uniforme, livros didáticos e material escolar contendo cadernos, canetas, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, canetinhas hidrográficas, tesoura e cola.

Segundo o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, nesse projeto piloto junto com a EJA serão oferecidos cursos profissionalizantes como Informática Básica, Inglês para o mercado de trabalho, Montagem e manutenção de computadores, Empreendedorismo, Educação Financeira, entre outros.

Mais de 500 professores e estudantes participaram, no sábado (13/04), do Seminário de Educação Financeira, no Centro de Convenções de Sobral. Promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, United Way, com realização do Instituto Brasil Solidário e apoio da Secretaria da Educação, o evento apresentou a proposta inovadora de utilização dos jogos Piquenique e Bons Negócios em sala de aula para despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras.
 
Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, o projeto vai ao encontro dos atuais desafios da Rede Municipal de Sobral como a implementação dos currículos de Língua Portuguesa, Matemática; desenvolvimento do novo currículo de Ciências e participação na avaliação internacional do Pisa. “A educação financeira foi incluída como temática presente nas avaliações de larga escala e é considerada um dos conteúdos mais fundamentais, junto com consciência ambiental, sustentabilidade, empreendedorismo. O desafio é enxergar onde esses conteúdos estão presentes na Geografia, na Matemática, na Língua Portuguesa, na Ciência da Natureza, desde o Ensino Fundamental I até as séries finais”, avaliou.

Estudantes e professores participaram de um momento prático aprendendo as regras e como jogar os jogos Piquenique e Bons Negócios. Com o objetivo de dar autonomia e suporte pedagógico para a implementação do projeto nas escolas, os educadores receberam um material de apoio, com orientações da proposta pedagógica e sugestões de sequência didática para serem desenvolvidas em sala de aula.
 
Segundo o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o programa deve atingir 140 mil novos alunos em 21 cidades até o final de 2019. “Os jogos promovem uma mudança de comportamento com consumo consciente e educação fiscal, além de melhoria nos indicadores de educação não só na área financeira, como em geografia, ciências, cidadania. O Brasil tem respostas sim e está sendo referência com este programa que agora será implementado m escolas de Santiago do Chile, com base nos resultados no Ceará”, afirmou.

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.



- Veja mais fotos, clicando aqui

 


A Prefeitura de Sobral promoverá, no dia 30 de abril, às 19h, o Seminário sobre Desempenho dos estudante de Sobral no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA. O evento será realizado no Centro de Convenções e contará com a presença da Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do Prefeito Ivo Gomes, da Secretária de Educação do Ceará, Eliane Estrela, do Secretário da Educação, Herbert Lima, representantes da Fundação Lemman e educadores das redes públicas estadual e municipal de Sobral.

Em outubro de 2017, técnicos da Fundação Cesgranrio aplicaram a avaliação internacional para 1.066 estudantes de 16 escolas públicas de Sobral. O Pisa for Schools mensura o conhecimento e habilidades dos estudantes de 15 anos de idade em leitura, matemática e ciências, além de avaliar o ambiente disciplinar, relacionamento entre professor e aluno, autoeficácia e motivação dos estudantes para aprender.

No Seminário será apresentado, aos educadores e gestores da rede pública de ensino de Sobral e à sociedade civil, o desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino comparado às melhores referências internacionais, visando aperfeiçoar a política educacional do Município.

O relatório elaborado pela OCDE destaca que “o desempenho das 16 escolas públicas participantes de Sobral é melhor que os resultados do Brasil no PISA 2015 e essa diferença é estatisticamente significativa”.


- Faça sua inscrição AQUI.