No sábado (11/07), será realizada a 15ª aula ao vivo do curso de aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional, no canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube. A partir das 14h, os diretores de Projetos Pedagógicos da GetEdu, Marcele Garrido e Wellington Maciel, darão continuidade ao ensino das ferramentas da G Suite for Education, apresentando as ferramentas para criação de planilhas e sites, além do Google Meet para aulas ao vivo.

O curso de aperfeiçoamento Letramento Digital e Tecnologia Educacional conta com cerca de 20 mil alunos em todo o Brasil. Com carga horária de 180 horas-aula e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação, a Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional, a Google, por meio do Google for Education, e a Universidade Federal do Ceará, através da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica e do Instituto Universidade Virtual.

- Faça sua inscrição: https://doity.com.br/live-g-suite
- Acompanhe a aula: https://youtu.be/dJcKRvCuXeY
- Site do curso: https://sites.google.com/view/ldte

O 2° encontro do #SobralnoEnem 2020 será realizado, no próximo sábado (11/07), a partir das 8h, com as aulas de Língua Portuguesa com o professor Wagner Luís, abordando o tema “Intelecção Literária no Enem”; e de Matemática com o professor Jorge Júnior sobre “Conjuntos numéricos”.

Os estudantes deverão enviar até o final da aula a redação com o tema “Os desafios da mobilidade urbana nas grandes metrópoles brasileiras”, que está disponível no site: https://sites.google.com/view/sobralnoenem. Os estudantes podem utilizar uma folha comum de caderno para escrever a dissertação, tirar uma foto  e  enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando seu nome completo, e-mail e número de WhatsApp.

A iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) oferece aulas ao vivo e material digital com conteúdo didático, gratuitamente, além de correção de redação e simulados on-line com perguntas semelhantes ao Enem.

- Faça a inscrição na aula: https://bit.ly/31S35K8
- Acompanhe a aula: https://youtu.be/yCVfiqIQs7g

Neste sábado, 4 de julho, a Secretaria da Educação de Sobral realiza o 1° encontro do projeto #SobralnoEnem 2020 virtual. A partir das 9h, o professor Adriano Bezerra ministra uma aula de Geografia, com o tema “Impactos ambientais”, e o professor Davis Posso ministrará aula de Biologia analisando questões do Enem.

A aula de abertura do curso foi realizada no sábado (27/06) e contou com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, do diretor presidente da Esfapege, Amaury Gomes, e do coordenador do Projeto #SobralnoEnem, Fernando Henrique.

Na abertura, os participantes assistiram à palestra “Como criar uma rotina de estudo eficaz”, proferida pelo professor e coach de estudos, Dyego Feitosa, e à aula de Matemática, com o professor José Samuel, sobre "Função Polinomial do 1º e 2º Grau".

A iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), oferece aulas e material digital com conteúdo didático necessário para as aulas, gratuitamente, além de simulados on-line com perguntas semelhantes ao Enem.

- Faça sua inscrição na live: https://bit.ly/2ZAsGoh
- Inscrições no curso: https://bit.ly/3dRzOkX
- Acompanhe a aula ao vivo: https://youtu.be/ZMZyzIV3ybQ
 
 
A Secretaria da Educação de Sobral promove, na sexta-feira (10/07), a partir das 14h, será ministrada a 14ª aula do curso de aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional com a participação do prof. Dr. Ismar Frango e da prof.ª Dra. Raquel Freire e mediação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O professor Ismar Frango abordará o tema “Ensino Híbrido em tempos de (pós?-) pandemia: o que virá pela frente?” Com graduação em Matemática-Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Ismar é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando nos cursos de Graduação da Faculdade de Computação e de Informática e no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação. Também é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Bacharelado em Ciência da Computação, e atua nos Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Ensino de Ciências e Matemática.

Para falar sobre a “utilização de recursos educacionais digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental” teremos a professora Raquel Freire, pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Raquel é professora do Instituto UFC Virtual, ensinando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e nos Cursos de Graduação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Trabalha na área de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância, na produção de objetos de aprendizagem e formação para a educação a distância. Coordena e participa de projetos de pesquisa interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia e Tecnologia. Pesquisas temáticas relacionadas às tecnologias educacionais, metodologias ativas e formação de professores.

- Faça sua inscrição: https://doity.com.br/ensino-hibrido
- Acompanhe a aula: https://youtu.be/iUn3aBYo6Co

A Secretaria da Educação de Sobral realizará, no sábado (04/07), às 14h, a cerimônia de formatura dos concludentes do curso de “Formação de Professores em Educação a Distância e Orientação Pedagógica Domiciliar”. 

Mais de 1.800 educadores concluíram o curso, promovido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto Universidade Virtual. Todos os certificados serão liberados após a cerimônia.

O curso teve início no dia 7 de abril e contou com 120 horas, abordando temas como: Ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem; metodologia e didática em educação a distância (EAD); o aluno de EAD;  tutoria e acompanhamento pedagógico em EAD; e mediação do conhecimento, orientação domiciliar e avaliação na EAD.

- Faça sua inscrição na live aqui.
- Acompanhe a transmissão aqui