A Secretaria da Educação de Sobral realiza, no dia 18 de junho, às 8h, no Theatro São João, a entrega de premiações da etapa municipal do Prêmio Peteca - Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Serão premiados os três primeiros lugares por modalidade e o primeiro lugar de cada modalidade representará Sobral na etapa estadual do Prêmio Peteca.

Estudantes das escolas municipais de Sobral inscreveram trabalhos nas seis modalidades: conto, poesia, desenho, música, curta-metragem e esquete teatral. Durante a solenidade, serão realizadas apresentações musicais e teatrais, para a escolha dos vencedores das respectivas modalidades.

O Prêmio Peteca tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.


Serviço:
Premiação da etapa municipal do Peteca 2019
Data: 18 de junho (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Theatro São João de Sobral

Visando conhecer novas práticas para formação de professores do ensino público, gestores da Secretaria da Educação de Sobral e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) participaram, de 9 a 12 de junho, do Imersão UDP. O evento é promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, em Santigo, no Chile. O prefeito de Sobral Ivo Gomes também participou do evento como convidado.

A programação contou com a apresentação da política pública que impulsionou as mudanças nos cursos de formação inicial e na carreira docente no Chile, passando pelo currículo da Universidade Diego Portales e sua lógica até a observação da residência pedagógica realizada pelos futuros professores. Os programas da Universidade com foco no ensino fundamental e na educação infantil possibilitam ao aluno a experiência prática com as reflexões sobre a carreira de professor e estão entre os melhores cursos de formação de professores do País. 

Participam da formação a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria, Edna Carvalho; a gerente do Ensino Fundamental II, Carolina Farias; e a coordenadora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida.
Estão abertas, até o dia 6 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2019. Podem participar da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o país, que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas.

A olimpíada ocorrerá em duas fases: a primeira, de 15 a 17 de agosto, nas próprias escolas; a segunda, no dia 21 de setembro, em local a definir. As provas terão 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física e Química. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 28 de novembro com local a ser definido.


Poderão participar estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado. Para isso, o responsável de cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição online em http://www.onciencias.org/.

Com o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, a Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do programa institucional "Ciência na Escola", e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução.

- Inscrições, clicando aqui
- Leia o regulamento,clicando aqui 

A bem-sucedida política pública de educação de Sobral foi destaque no evento “Alfabetização 360º na perspectiva da educação integral", promovido pelo Instituto Ayrton Senna, nesta segunda-feira, 10 de junho, em São Paulo. O evento contou com a participação do prefeito Ivo Gomes, do secretário da Educação, Herbert Lima, e de educadoras da rede municipal que falaram sobre “Políticas públicas que geram impacto: a experiência de Sobral em alfabetização”.

Na ocasião, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, destacou que Sobral mais uma vez está partindo na frente. “Sobral fez toda a lição de casa do século XIX e XX com brilhantismo, com todas as crianças alfabetizadas, o desenvolvimento cognitivo a mil, exemplar. Há 25 anos Sobral empurrou a fronteira da educação no Brasil e 25 anos depois vai empurrar a fronteira de novo para além do cognitivo em educação”, disse Viviane referindo-se à nova parceria para implementação das competências socioemocionais nas escolas municipais de Sobral.

O prefeito Ivo Gomes destacou o trabalho continuado que vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas. “São 22 anos de muito trabalho, de muito amor pela causa, de muito engajamento, especialmente dos técnicos e professores sem os quais a educação pública de qualidade nunca será realidade. Essa aliança que governa Sobral há 22 anos tem uma ideia força que nos move que é a crença incontrastável de que todos têm capacidade de aprender sejam eles pobres, ricos, brancos, negros, homens e mulheres. Não é o contexto socioeconômico de uma criança que vai impedi-la de aprender. O que elas precisam e as diferem de outras crianças de classe média, por exemplo, é de oportunidades”, avaliou Ivo Gomes. 


“Sobral não se acomoda com seus indicadores atuais e por isso desenvolveu novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática tendo como referência os currículos de países como Canadá e Finlândia e já estamos desenvolvendo um novo currículo de Ciências. E para além das avaliações nacionais aderimos ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes”
, destacou o secretário Herbert Lima.

A diretora da Escola José Ermírio de Moraes, Elaine Rocha, falou sobre o papel do gestor escolar na rede municipal de Sobral. “O papel do diretor é identificar o perfil do professor alfabetizador, que precisa ter um desafio e conhecer o aluno como um todo. Me transformei naquela diretora que conhece e faz parte dos projetos pedagógicos da escola. As metas de aprendizagem dos alunos são elaboradas em conjunto com os professores, coordenadores e pais. Desenvolvo um trabalho integrado junto com o coordenador pedagógico para visualizar o que está acontecendo em toda a escola, ver o que o professor está precisando, qual a dificuldade para apoiarmos esse professor”, explicou.

Competências Socioemocionais

Visando promover a formação integral dos estudantes Sobral firmou uma nova parceria com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais, que entram de forma transversal no currículo das escolas municipais. Para auxiliar as escolas nesta tarefa, a Prefeitura de Sobral empossou 11 psicólogos, aprovados em concurso público para o cargo de orientador educacional, que atuarão nas escolas públicas municipais.

Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento de habilidades como organização, foco, curiosidade, imaginação criativa e interesse artístico favorece o aprendizado em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade, e em uma série de outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral e o Instituto Ayrton Senna têm promovido ações conjuntas para a melhoria da educação na região desde 1997, quando o município aderiu ao programa Acelera Brasil para a correção do fluxo escolar, e, ao longo desses 20 anos, já foram parceiros em ações conjuntas, como o Escola Campeã, para o fortalecimento da capacidade de gerenciamento das escolas, com ênfase no diretor, e o Gestão Nota 10, com foco no gerenciamento das escolas e das secretarias para a melhoria da qualidade do ensino.

 

Pela terceira vez consecutiva o município de Sobral conquistou o maior número de premiações no Prêmio Escola Nota Dez. Foram 21 escolas premiadas e mais 19 escolas que conquistaram nota 10. Para celebrar este feito cerca de 200 educadores de Sobral participaram da festa promovida pelo Governo do Estado do Ceará, no Centro de Eventos, em Fortaleza, onde foram entregues 337 premiações para escolas públicas de 182 municípios cearenses, o melhor resultado da história da Prêmio.


Juntamente com os educadores sobralenses, a prefeita em exercício de Sobral, Christianne Coelho, e o secretário da Educação, Herbert Lima, receberam das mãos do Governador Camilo Santana e da Vice-Governadora Izolda Cela os troféus e as placas de homenagem. “Em 2018 foram os melhores resultados desde quando o Programa (de Alfabetização na Idade Certa) se iniciou e é por isso que o Ceará hoje tem a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. No último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará. Então, esse é o momento de reconhecer o trabalho de todos pela educação, que é a coisa mais importante para transformar o país, os estados e as cidades”, disse o governador.


Hoje é um dia de muita alegria e muita satisfação porque mais uma vez temos o maior número de escolas premiadas e isso demonstra a continuidade da política pública educacional de Sobral que preza pela qualidade e equidade em toda a rede pública de ensino”, disse o Secretário da Educação, Herbert Lima. 

Para melhorar cada vez mais a qualidade da educação, o município tem investido continuamente na formação de professores, no apoio ao trabalho desenvolvido em sala de aula, na elaboração de novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, tendo como base as melhores referências internacionais, com foco na formação integral dos estudantes do ponto de vista cognitivo e socioemocional.

Em Sobral foram premiadas nove escolas do 2º ano do Ensino Fundamental pelos bons resultados da alfabetização dos estudantes; 11 escolas do 5º ano do Ensino Fundamental e uma escola do 9º ano com base na proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática aferidas por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Além dessas, 19 escolas também alcançaram o nível de proficiência adequado em Português e Matemática.

Os resultados são obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses. Os dados apresentados constatam os avanços obtidos com o Programa Aprendizagem na Idade Certa, criado com base na experiência da Secretaria da Educação de Sobral, na gestão do então secretário de Educação, Ivo Gomes, em 2001, para assegurar a efetiva alfabetização das crianças no 1° ano do Ensino Fundamental.