A Secretaria da Educação de Sobral e o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará lançam, no dia 20 de abril, o livro “Conselho Escolar: articulação, formação e inclusão”. O evento de lançamento será realizado, a partir das 19h, no Espaço Cultural ADUFC, em Fortaleza, onde os livros serão distribuídos gratuitamente.

O livro reúne pesquisas sobre a atuação e práticas dos conselhos escolares no Brasil, possibilidades e desafios encontrados no cotidiano da comunidade escolar e como os conselhos atuam na mudança das realidades escolares, auxiliando gestores na resolução de situações desafiadoras. Produzido por estudantes da Especialização em Conselho Escolar da Universidade Federal do Ceará, o livro é organizado pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e pelo professor Francisco José dos Santos.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Conselho Escolar: articulação, formação e inclusão”
Data: 20 de abril de 2018
Horário: 19 horas
Local: Espaço Cultural ADUFC (Avenida da Universidade, 2346 – Benfica)
 
 

A Secretaria da Educação de Sobral prorrogou, até o dia 20 de abril, as inscrições para o curso “Robótica Educativa”, que faz parte do programa #ocupaJuventude.  Os estudantes do 8° e 9° ano matriculados na rede pública municipal de ensino de Sobral deverão realizar a inscrição na secretaria da escola municipal onde estuda.

O candidato também deverá anexar ao formulário de inscrição, disponível nas escolas, cópias do RG, do CPF, do comprovante de residência, da declaração de matrícula na escola e histórico escolar. São oferecidas 150 vagas, distribuídas em 4 turmas, sendo duas para os estudantes do 8º ano e duas para o 9º ano do ensino fundamental.

Serão aprovados os alunos com as melhores notas na disciplina de matemática, mediante avaliação da documentação entregue. A lista dos alunos aprovados será divulgada no dia 26 de abril, no Diário Oficial do Município. O curso “Fábrica de Robôs: Robótica Matematizada” será realizado na Unidade do SESI de Sobral, localizada na Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 - Centro, próximo ao Centro de Convenções. Saiba mais: (88) 3677-1209.

- Leia o edital, clicando AQUI.
- Veja o aditivo AQUI

 

 

 
Estão abertas as inscrições para o #SobralnoEnem 2018, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido pela Prefeitura de Sobral. O curso é voltado para estudantes do 3° ano do ensino médio e egressos, que residem no município de Sobral. Os interessados deverão realizar a inscrição, exclusivamente, por meio do formulário, até o dia 22 de abril, clicando AQUI

Coordenado pela Secretaria da Educação e Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, o curso #SobralnoEnem é totalmente gratuito e contará com 20 encontros presenciais aos sábados até a data de aplicação do Enem, dia 4 e 11 de novembro, além de dois simulados. O curso também oferece material didático, lanche, laboratório de redação e transporte para os estudantes que moram nos distritos de Sobral.

Os documentos comprobatórios dos dados fornecidos na inscrição (RG, CPF, comprovante de endereço, declaração de matrícula no 3º ano ou certificado de conclusão do Ensino Médio), além do comprovante de inscrição no Enem, deverão ser entregues no segundo encontro do #SobraldoEnem, dia 19 de maio, no Centro de Convenções, para a equipe da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). A não comprovação dos dados fornecidos na inscrição implicará no cancelamento da inscrição.

A lista com o nome dos alunos será divulgada no dia 27 de abril no sitehttp://educacao.sobral.ce.gov.br. As demais informações acerca do cursinho estarão disponibilizadas por meio da página do #SobralnoEnem no facebookhttps://www.facebook.com/SOBRALNOENEM.

SERVIÇO:
Inscrições #SobralnoEnem
Data: 13 a 22 de abril
Faça sua inscrição, clicando AQUI.
 
 

A Secretaria da Educação de Sobral está atualizando a proposta pedagógica para a educação infantil da rede pública municipal de ensino do município. Com a nova proposta, o objetivo é fortalecer as condições para que as crianças aprendam, assumindo um papel ativo, por meio de interações e brincadeiras, em ambientes seguros e desafiadores, onde possam viver os direitos de se expressar, participar, explorar, brincar, conviver e conhecer-se.



O trabalho de reformulação da proposta pedagógica da educação infantil vem sendo desenvolvido, desde outubro de 2017, sob a coordenação da Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria da Educação e consultoria da Aprender Editora. O grupo de trabalho, formado por diretores, coordenadores e professores dos centros de educação infantil de Sobral, além de representantes do Conselho Municipal de Educação, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional e equipe da Secretaria, tem se reunido para estudar e desenvolver as atividades de pesquisa para a atualização do documento. A expectativa é de que, até o final deste ano, o documento seja concluído.

Em virtude das transformações ocorridas ao longo dos anos, que impactaram diretamente o campo educacional, há uma necessidade de reformulação da proposta da educação infantil do município, com o objetivo de atender, de modo integral, as necessidades de desenvolvimento da criança, contribuindo para a construção da aprendizagem, com eficiência e respeito às diferenças”, explicou a coordenadora de Educação Infantil de Sobral, Kathleen Arcanjo.


 
 

A Secretaria da Educação de Sobral iniciou, na segunda-feira (09/04), a formação em competências socioemocionais para 90 professores e coordenadores de 30 escolas da Rede Pública Municipal que possuem a modalidade do ensino fundamental II. A formação acontece no Centro de Educação a Distância (CED), até o dia 13 de abril, sendo ministrada pelo Instituto Ayrton Senna – IAS. 

Também será realizado um diagnóstico socioemocional nas escolas municipais com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e, a partir do mês de maio, a Escola de Formação do Magistério e Gestão Educacional trabalhará as competências socioemocionais nas formações em serviço dos professores. “A chegada das competências sociemocionais nas escolas do fundamental II já é para trazer uma escola dinâmica, onde as pessoas se respeitem e propaguem o amor.  O aluno aprende, o aluno é feliz e não tem como essas competências chegarem na escola e não ser diferente”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles.


As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Na rede de educação de Sobral serão trabalhadas as seguintes competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).
 
Participam da formação os profissionais das escolas Gerardo Rodrigues, Maria Dias Ibiapina, Maria Dorilene Arruda Aragão, Maria José Ferreira Gomes, Netinha Castelo, Osmar de Sá Ponte, Padre Osvaldo Chaves, Paulo Aragão, Raul Monte, Trajano de Medeiros, Antônio Custódio, Deliza Lopes, Elpídio Ribeiro, Joaquim Barreto Lima, Leonília Gomes Parente, Maria de Fátima Sousa Silva, Maria de Lourdes Vasconcelos, Pery Frota, Raimundo Santana, Vicente Antenor, Araújo Chaves, Francisco Monte, Frederico Auto Correia, Jose Arimateia Alves, Jose Inácio Gomes Parente, José Leôncio, Manoel Marinho, Maria do Carmo Andrade, Massilon Sabóia e Trajano de Medeiros.