A  Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (CEPS) aplica, no domingo (16/09), as provas objetivas do concurso público para os cargos de professor e orientador educacional da rede pública municipal de ensino. No total, 2.933 pessoas estão inscritas. Para consulta o local de prova o participante deve verificar o seu cartão de informação, disponível desde o dia 10 de setembro, no site da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Das 312 vagas, 50 são para o cargo de orientador educacional, destinadas a bacharéis em Psicologia; e 262 vagas são para os cargos de professor de Educação Infantil e professor de Ensino Fundamental com licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências, Física, Biologia, Química, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Inglês, Educação Física, Artes e Música.

O concurso público será realizado em quatro fases para o cargo de professor: prova objetiva, prova dissertativa, prova didática e análise de títulos. Já os candidatos ao cargo de orientador educacional serão submetidos a três fases compreendendo prova objetiva, prova de apresentação de um plano de ação teórico propositivo e análise de títulos.

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A Prefeitura de Sobral implantou, nesta terça-feira (11/09), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) em duas escolas da rede de ensino pública municipal. A iniciativa é do Selo UNICEF com o objetivo de garantir a participação de adolescentes nas discussões de questões sociais importantes, implementar ações e levar reivindicações dos adolescentes à gestão pública municipal.
 
Os grupos são formados por adolescentes de 12 a 17 anos de idade das escolas municipais Netinha Castelo e Maria Dias Ibiapina. Nas ações, os jovens terão a oportunidade de promover debates até mesmo nas redes sociais. Para isso, eles deverão realizar um registro no U-Report Brasil, plataforma de consulta a adolescentes por meio do Facebook, Twitter ou SMS.

"A ideia é que vocês possam discutir um pouco sobre temas que são importantes para a sociedade, para que a gente faça reflexões importantes e queira cada vez mais uma sociedade melhor", explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

No evento, também estiveram presentes a vice-prefeita Christianne Coelho, a mobilizadora de adolescentes e jovens, Késsia Goulart, o articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva, e professores das escolas municipais participantes. A ação também visa descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens.

"É um espaço onde a gente ouve mais a voz dos adolescentes. É também um espaço de aprendizagem, contribuição e onde eles vão expor suas ideias. A ação é muito importante, principalmente nas escolas, pois estamos trabalhando muito hoje em dia o protagonismo juvenil e a participação dos adolescentes", disse a mobilizadora Késsia Goulart.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (06/09), pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará, das 100 melhores escolas do Brasil, do 1º ao 5º ano, 82 estão no Ceará e destas, 30 são sobralenses. Sobral possui 34 escolas de Ensino Fundamental I, ou seja, 88,2% delas estão entre as 100 melhores do país.

“Eu estou muito feliz com o primeiro lugar, claro, mas não foi isso que me impressionou. O que me impressionou foi o salto. Porque se tivesse estacionado, já estaríamos ali no primeiro lugar, mas além disso, tivemos uma grande evolução. E é muito importante o reconhecimento do nosso trabalho, em redes nacionais de televisão, os maiores jornais do país publicaram isso. A Folha de São Paulo comparou a Educação de Sobral com a do Reino Unido, tendo ambas o mesmo padrão de ensino”, disse o prefeito Ivo Gomes.

Ivo Gomes reforça que, para transformar a Educação de Sobral na melhor rede pública municipal do Brasil, a gestão investe em estratégias e instrumentos para acompanhamento e avaliação constantes da qualidade da aprendizagem nas escolas, trabalha tutoria pedagógica, realiza avaliações externas (que fornecem um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes das escolas de Sobral) e no momento trabalha na implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, a elaboração do currículo de Ciências, entre outras.

“As ações só têm êxito devido um trabalho contínuo de formação dos professores, profissionais que trabalham duro e constroem esse ensino de qualidade oferecido em Sobral. Não podemos esquecer ainda do papel importantíssimo dos pais, do empenho dos alunos e dos demais profissionais envolvidos”, pontuou o prefeito.

Além de se destacar no Ensino Fundamental I, com 30 escolas municipais entre as 100 melhores do Brasil, o município de Sobral obteve, pela primeira vez, a maior nota do País nos anos finais (9º ano) do Ensino Fundamental, com Ideb 7,2, representando um crescimento de 0,5 pontos, em relação a 2015, que era de 6,7. Das 100 melhores escolas públicas nos anos finais (9º ano), 24 são de Sobral. As informações são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação.

A evolução de Sobral nas avaliações nacionais pode ser explicada pelos constantes investimentos que a gestão tem feito, com foco na aprendizagem dos estudantes, apoiando o trabalho do professor em sala de aula, com formações mensais em serviço, alinhadas ao material didático; monitorando os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos por avaliações externas realizadas pelo Município semestralmente; o que permite a redefinição de metas e mudança de estratégias para a melhoria da educação pública do município.

Buscando elevar a educação de Sobral a patamares internacionais de qualidade, a Secretaria da Educação está implementando novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, elaborado durante dois anos por professores da própria rede; elaborando um novo currículo de Ciências, em parceria com a Universidade de Stanford, alinhado a tecnologia; o desenvolvimento das competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos e com os outros; apoiando o estudante do ensino médio a se preparar para o Enem, através do #SobralnoEnem, entre outras.

A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, no sábado (08/09), a aula inaugural do minicurso preparatório para o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O encontro reuniu cerca de 50 professores da rede pública municipal de ensino no auditório da Prefeitura Municipal.

"O objetivo desse encontro é a formação e valorização do magistério com intuito de buscar mecanismos e parcerias que incentivem os profissionais que são vinculados à rede pública municipal de educação de Sobral a buscarem caminhos para se submeterem a um processo seletivo de um programa de pós-graduação de mestrado, ou até mesmo doutorado de instituições públicas reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior", explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. 
 
Na ocasião, o coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, prof Dr. Régis Alves, orientou os participantes acerca dos editais de seleção e formatos de projetos de pesquisa que devem ser submetidos. As aulas serão ofertadas pelo menos duas vezes no mês, as quais serão ministradas por professores mestres e doutores. Além disso, os professores municipais, sejam efetivos ou temporários, que forem aprovados nos programas de mestrado e que precisarem se dedicar exclusivamente à elaboração de seus projetos terão sua remuneração garantida mesmo afastados da sala de aula.

De acordo com o professor da rede pública municipal de Sobral, Rogério Matos, o minicurso será uma oportunidade para ingressar com facilidade no mestrado, e assim promover o crescimento profissional e o melhor desempenho dos educadores em sala de aula. "Os professores podem melhorar sua prática de ensino, enriquecer o seu currículo, aprimorar o ensino da matemática na sala de aula e ofertar aos alunos uma forma melhor de aprendizado", disse.