A Secretaria da Educação de Sobral está com inscrições abertas para a I Oficina de Produção de Texto Acadêmico, que será realizada no dia 30 de junho, das 8h às 16h, no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Mucambinho – Sobral.

Voltada para professores da Educação Básica, a oficina gratuita será ministrada por professores da UFC, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e desenvolvem pesquisas na área de "História e Educação Comparada".

O objetivo é estimular e preparar os professores a participarem do XVII Congresso de História da Educação do Ceará, que será realizado de 20 a 23 de setembro, no Centro de Educação a Distância, abordando o tema “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”.

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PROGRAMAÇÃO:
8h - Apresentação da linha de pesquisa ‘História e Educação Comparada’ e do XVII Congresso de História da Educação do Ceará
10h - Introdução geral à escrita acadêmica
13h30 às 16h - Oficina de produção textual e estruturação dos trabalhos
 
 

Integrando a programação do Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário do eclipse de Sobral, a Secretaria da Educação lançará, no dia 29 de junho, o livro “Ensino de Ciências e Educação Profissional: convergências formativas”, a partir das 19h, na Casa da Cultura de Sobral. O evento gratuito reunirá professores, estudantes e todos os interessados pela temática.

Na ocasião, também haverá uma palestra com o tema “Explorando novos mundos no Cosmos", proferida pelo professor Daniel Brito, pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e pós-doutor com pesquisas na área de Astrofísica Estelar Observacional.

O livro “Ensino de Ciências e Educação Profissional: convergências formativas” aborda a expansão do sistema de ensino superior no Brasil, a formação inicial e continuada de docentes nas áreas de Ciências e Matemática, além de temas relacionados ao ensino das Ciências, como a divulgação científica, aspectos curriculares e concepções de professores.

A obra é uma produção coletiva interinstitucional de dois grupos de pesquisa sobre Ensino de Ciências e Matemática, vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e à Universidade Federal do Ceará, com a contribuição de pesquisadores de outras instituições.

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A Secretaria da Educação de Sobral implementará as competências socioemocionais no currículo dos estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) das escolas municipais, no segundo semestre deste ano. Em maio, o município de Sobral firmou um acordo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna para a promoção da educação integral nas escolas por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

Os coordenadores pedagógicos de 34 escolas municiais de Sobral, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e técnicos da Secretaria da Educação participaram, de 20 a 22 de junho, de um workshop ministrado por Tonia Casarin, mestra em Educação pela Columbia University e autora do livro “Tenho Monstros na Barriga”, uma ferramenta para as crianças aprenderem a identificar as próprias emoções.

Na formação, os educadores entenderam a importância das competências socioemocionais e como desenvolvê-las. Também foram abordados a construção de elementos curriculares, práticas pedagógicas e de gestão para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de instrumento de acompanhamento dessas competências na sala de aula. Em agosto, o workshop contemplará os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS



As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento dessas habilidades tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade, e em uma série de outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral iniciou o trabalho nas escolas focando o desenvolvimento da empatia, do respeito e da confiança, competências que compõem a macro competência amabilidade. Também serão trabalhadas as macro competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

A Prefeitura de Sobral realizou, na sexta-feira (22/06), o seminário de encerramento da VIII Semana Municipal do Bebê, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com o tema “Cuidando de quem cuida do futuro”, a Semana do Bebê realizou mais de 200 atividades voltadas para a primeira infância, desde o dia 16 de maio, nos bairros de distritos de Sobral.

O seminário foi aberto com a apresentação cultural “Semeando o Futuro”, que abordou a importância de cuidar das crianças, encenada pelos educadores sociais da Brinquedoteca e da Esfapege.  Os presentes também assistiram uma palestra proferida pela Doutora em Educação, Oralda de Souza, com o tema “Amor, cuidado e educação".

Durante a semana foram realizadas oficinas, rodas de conversas, puericultura coletiva, oficina de shantala, massoterapia, contação de história, caminhadas, apresentações teatrais e palestras sobre alimentação saudável, meio ambiente e o cuidado com a primeira infância nas escolas municipais, Centros de Educação Infantil, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).



Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A oitava semana do bebê teve como realizadores, a Prefeitura de Sobral, sob a coordenação do Gabinete da Vice-Prefeitura, Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretaria de Direitos Humanos; Habitação e Assistência Social; Secretaria de Cultura; Secretaria da Cidadania e Segurança; Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer;  Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Colégio Farias Brito e Colégio Luciano Feijão, com o apoio do Sistema Educacional SEFE/OPET; Aprender Editora e Editora Moderna.
 
 

 


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, nos dias 25 e 26 de junho, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento contará com a participação de 1.267 estudantes na Escola Yedda Frota (25/06), às 9h, na Escola Mocinha Rodrigues (25/06), às 15h, e na Escola Gerardo Rodrigues (26/06), às 9h.

Como parte das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, o Proerd atua na formação de jovens conscientes sobre o que são as drogas e seus efeitos, por meio de ações educativas. Ao longo de quatro meses, os instrutores da Polícia Militar ministraram aulas e atividades educativas para alunos do 4º ao 6º ano compreendendo temáticas sobre bullying nas escolas, ética, cidadania, meio ambiente, autoestima, resistência às pressões, solução pacífica de conflitos e combate à violência e às drogas.

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com base no DARE (Drug Abuse Resistance Education). O programa foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles.  Aqui no Brasil, o Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a implantar o projeto, em 1993. Em 2001, a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) aderiu ao programa.