Estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de 29 escolas municipais de Sobral estão classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2018. O resultado foi divulgado na segunda-feira (13/08), no site oficial da olimpíada. No total, 479 alunos da rede municipal devem participar da segunda etapa da competição nos níveis 1 e 2. As provas serão realizadas no dia 15 de setembro, às 14h30, em local a ser definido.

Em 2017, os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 152 premiações na Obmep. Foram 2 medalhas de ouro, seis de prata, 14 de bronze, além de 130 menções honrosas. Além disso, Sobral teve quatro escolas premiadas: Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Escola José Inácio Gomes Parente, Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola Raul Monte.

Os dois alunos medalhistas de ouro da regional de Sobral participaram da cerimônia nacional, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 31 de julho deste ano. Em todo o País, mais de 18 milhões de estudantes de 54.496 escolas públicas e privadas participaram da primeira fase, um número recorde de inscrições.

Com o objetivo de identificar jovens talentos, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).