A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (Sejuv), com apoio da Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Educação (SME), realizou, nos dias 18 e 19 de setembro (sábado e domingo), a etapa macrorregional dos Jogos Escolares do Ceará 2021. Participaram do evento cerca de 270 estudantes.
 
Com o objetivo de promover o intercâmbio esportivo, cultural e educacional entre estudantes das diversas escolas do município, a seletiva contou com as modalidades de basquetebol, futsal, handebol e atletismo, que foram disputadas nas categorias 12 a 14 anos, feminino e masculino.
 
Ao todo, foram 17 jogos nos dois dias de disputas, que classificaram os campeões para a fase estadual dos jogos, que será sediada em Fortaleza. “Nossas escolas mandaram muito bem. Doze alunos estão classificados nas modalidades individuais, que serão realizadas nos dias 24 e 25 de setembro. Já no futsal, Sobral está na final e será representada pela Escola Municipal Osmar de Sá Ponte”, destacou a diretora de Equipamento da Secjel, Adenilda Pulga.
 
 
JOGOS ESCOLARES DO CEARÁ
 
A ação acontece anualmente, proporcionando aos estudantes das escolas cearenses a oportunidade de vivenciarem a paz, a amizade e o bom relacionamento por meio de competições esportivas em diversas modalidades.
 
Resultado dos Jogos: https://bit.ly/2XPQgjG

 
 
A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, o secretário da Educação, Herbert Lima, e o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Erlânio Matoso, entregaram nesta quinta-feira (23/09), a premiação da iniciativa “Amigos do Planeta”. 
 
Foram premiados 14 estudantes das escolas Prof. Edgar Linhares, Raimundo Pimentel Gomes e  Maria Yedda Frota. Os ganhadores receberam um kit contendo: o desenho de cada criança emoldurado, um livro de imagens para pinturas, giz de cera e uma planta do Plano de Arborização do município de Sobral.
 
“Amigos do Planeta” teve como objetivo estimular os estudantes das escolas públicas municipais de Sobral a registrarem por meio de desenhos suas impressões e sentimentos sobre a importância do consumo consciente para redução do lixo e da separação dos resíduos para a coleta seletiva.

 
A iniciativa “Amigos do Planeta” foi uma ação desenvolvida durante a Campanha Recicla Sobral , realizada no mês de julho de forma remota por meio do Projeto Sobral Sustentável que integra o Programa de Educação Socioambiental - "Sobral Nossa Casa", executado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente e Agência Municipal do Meio Ambiente, que compõe o Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), desenvolvido pela Prefeitura Municipal com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina  (CAF).
 
A solenidade de premiação foi realizada na Escola de Tempo Integral Edgar Linhares Lima, localizada no bairro Nova Caiçara, e contou com a participação da coordenadora do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), Fernanda Fernandes, do diretor de Política Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA), Joselito Silveira, da gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz, do diretor da Escola de Tempo Integral Edgar Linhares, Carlos Augusto e da coordenadora do socioambiental do Prodesol, Lívia Alves.
 
 
Estudantes premiados:
- Ana Dávila Duarte Furtado - Edgar Linhares (6° Ano A);
- Antônia Emilly Santos do Nascimento - Edgar Linhares (8° Ano D);
- Cauan Nascimento Lucas - Edgar Linhares (8° Ano A);
- Eduarda do Nascimento Felismino - Edgar Linhares (8° Ano);
- Emilly Vitória da Silva Tomaz - Edgar Linhares (8° Ano D);
- Ester de Melo Silva - Edgar Linhares (7°Ano B);
- Francisco Gabriel Diogo Rodrigues - Escola Raimundo Pimentel Gomes Caic (1° Ano Fundamental);
- Francisco Valdemar Clemente da Silva - Edgar Linhares (6° Ano B);
- Hellen Raynara de Sousa - Maria Yedda Frota (3° Ano A);
- Joyce Kethlley Ferreira Rodrigues - Escola Edgar Linhares (9° Ano B);
- Kailene Santos Rufino - Escola Edgar Linhares (8° Ano D);
- Maria Liduina Dias - Edgar Linhares - (6° Ano A);
- Pedro Isac Reis Linhares - Edgar Linhares (8° Ano B);
- Tony Willy de Sales Silva - Edgar Linhares (6° Ano A).
 
 
 
 
Foram prorrogadas, até 30 de outubro, as inscrições para o “Curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”. O curso gratuito é voltado para graduandos(as), graduados(as), professores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática. 
 
As aulas são realizadas ao vivo todas sexta e sábado, das 14h às 17h, e seguem até novembro, com transmissão pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube. As aulas também ficam gravadas no canal para os cursistas que não conseguirem assistir ao vivo ou para revisão dos conteúdos.
 
O curso aborda as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; responsabilidade e cidadania. Também são apresentados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, entre outros.
 
As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificado emitido pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final. 
 
A iniciativa é da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Educação de Sobral-CE.
 
Aulas já realizadas: https://bit.ly/Curso_MPPTE
 
 
 
 
A Prefeitura de Sobral realiza, neste sábado (25/09), o 8º encontro do curso preparatório #SobralnoEnem On-line 2021. A partir das 8h30, as aulas serão transmitidas ao vivo no canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.
 
Serão ministradas aulas de Matemática e Suas Tecnologias pelos professores Jorge Júnior e Filipe Serpa. No encontro também será apresentada a proposta de redação da semana.
 
O #SobralnoEnem é voltado para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fazem o 3º ano do Ensino Médio ou são egressos das redes pública e privada de ensino.
 
Serão realizados 19 encontros virtuais, até 27 de novembro, véspera da data de aplicação do Enem. Os estudantes contarão com dois simulados, de forma on-line, além de material didático. Foi disponibilizado para os estudantes o 5º fascículo abordando questões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Atualidades.
 
O #SobralnoEnem On-line 2021 é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Organização Educacional Farias Brito, por meio do FB on-line.
 
 
 
 
 
O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 24 e 25 de setembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando ciências nas ondas do rádio e o educador como mediador. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.
 
“Ciência nas ondas do rádio, nas macromoléculas e nas metodologias ativas” é o tema da aula de sexta-feira (24/09). A palestra será proferida pela professora Pablyana Rodrigues, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No sábado (25/09), a professora Maristela Castro, da Inovare Educacional, abordará a temática “Da transmissão ao protagonismo: educador como mediador”.
 
 
Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.
 
Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.
 
 
Aula 15 - sexta-feira (24/09)
 
Aula 16 - sábado (25/09)
 
 
 
Instagram
YouTube