De 14 a 16 de junho, a educação de Sobral recebeu Lívia Moura e Raquel Pereira, representantes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para realizarem uma capacitação técnica e monitoramento in loco nas escolas, a fim de orientar, atualizar esclarecer dúvidas dos dirigentes e técnicos de Sobral e das cidades da micro região.
A capacitação objetivou treinar os participantes em relação aos aspectos legais, regulamentares e operacionais do PDDE, a fim de que estejam aptos para efetivar os processos de execução, correção de falhas e prevenção de irregularidades, de modo a favorecer o alcance dos objetivos e metas das referidas políticas.
Para a diretora do Centro de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão, Talita Jamili Vasconcelos, foi um momento muito importante, no qual foram esclarecidas muitas dúvidas em relação à aplicação do dinheiro, qual a intencionalidade do programa e as tratativas de novas resoluções.
“Tivemos esclarecimentos em relação até mesmo às pequenas cobranças que possam ser efetuadas indevidamente pelo banco e como devemos recorrer quanto a isso; vigilância do Conselho, repasse do dinheiro e execução, documentações que não podem faltar para comprovação de despesas, reprogramação, fortalecimento do comércio local e saldos reprogramados”, detalhou a diretora.
Sobral foi escolhida para sediar o evento devido aos índices de desempenho dos municípios da micro região na gestão do PDDE no ano de 2022, apurado por ações de monitoramento do FNDE.