Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

A secretária da Educação de Sobral, Profa. Cynira Sampaio, recebeu, nesta segunda-feira (10/02), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília. O selo integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece práticas que asseguram o direito à alfabetização.

Sobral foi premiada com o Selo Ouro após obter a nota máxima, atendendo a todos os critérios de avaliação, como: Colaboração entre os entes federativos; Institucionalização e melhoria da política de alfabetização; Implementação de ações de formação de professores e gestores e Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. O objetivo é garantir que 100% das crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

“Como gestora, é uma honra representar Sobral nesta premiação. Este selo simboliza não apenas um reconhecimento técnico, mas o esforço diário de cada profissional da rede municipal. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando para que a educação de Sobral continue sendo referência nacional.” destacou a Profa. Cynira Sampaio ao receber a premiação.

Estiveram presentes no evento autoridades como o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o Ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, e secretários da educação dos municípios premiados.

PREMIAÇÃO

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), dos 4.629 municípios inscritos para concorrer ao prêmio, apenas 2.592, incluindo Sobral, conquistaram o Selo Ouro na Alfabetização. 

Para avaliação, o MEC instituiu uma comissão gestora para analisar as ações de gestão pública das secretarias de educação e conduzir o processo de classificação, conforme definido no Edital nº 10/2024. O edital estabelece as regras para adesão e inscrição dos entes federados, além dos critérios de avaliação. Para os estados e o Distrito Federal, foram estipulados 21 critérios, enquanto os municípios devem atender a 20, todos organizados em dimensões.