Pelo terceiro ano consecutivo, Sobral conquistou o primeiro lugar em qualidade da educação, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, no relatório elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que foi divulgado nesta semana.
No pilar educação, foram contemplados indicadores de taxa de frequência líquida e qualidade nos ensinos fundamental e médio; e ainda o IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Além de indicadores que medem a qualidade da educação e de universalização do atendimento, este pilar também incluiu o indicador de ‘avaliação da educação’, premiando os estados que possuem um programa estadual de avaliação da educação básica.
“Sobral pelo terceiro ano consecutivo é referência no país em excelência e qualidade de educação pública. Isso é um orgulho, sem dúvida nenhuma, pra todos nós, mas ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade e o compromisso que a gente tem em melhorar cada vez mais a educação no município. Então quero parabenizar todos os profissionais da Educação, da Secretaria da Educação e também das escolas do município”, comemorou o Secretário da Educação, Herbert Lima.
Todas as cidades foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação. A maior parte dos dados foi coletada em 2022.
Foram analisados 410 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes. No Estado do Ceará, 14 cidades participaram dessa ação: Aquiraz, Aracati, Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Quixadá, Sobral e Tianguá.
A PESQUISA
O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.
As propostas prioritárias dessa análise são: ferramenta de avaliação da administração pública; sistema de incentivo para os líderes políticos; promoção de boas práticas; e o diagnóstico e numeração de prioridades.
*Com informações do relatório