Sobral conquistou o 1º lugar nacional na categoria Educação do Prêmio Band Cidades Excelentes do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), em resultado divulgado na noite dessa quarta-feira (30/11), na cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Na categoria da Educação, Sobral saiu como grande vitoriosa da noite entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, tendo conquistado a nota 92,98, ficando à frente dos municípios Curitiba, no Paraná; e Santana de Parnaíba, em São Paulo.

A secretária executiva de Governança da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Kataoka, representou o prefeito Ivo Gomes na cerimônia de premiação. Além disso, Sobral também conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde para municípios acima de 100 mil habitantes, com a nota 72,08.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

EDUCAÇÃO DE SOBRAL

O município de Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando, recentemente, os melhores indicadores educacionais do Brasil, alguns deles são: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb); e o Ranking de Competitividade dos Municípios, fator que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente, além dos excelentes números obtidos na Avaliação do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo