Mais de 500 professores e estudantes participaram, no sábado (13/04), do Seminário de Educação Financeira, no Centro de Convenções de Sobral. Promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, United Way, com realização do Instituto Brasil Solidário e apoio da Secretaria da Educação, o evento apresentou a proposta inovadora de utilização dos jogos Piquenique e Bons Negócios em sala de aula para despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras.
Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, o projeto vai ao encontro dos atuais desafios da Rede Municipal de Sobral como a implementação dos currículos de Língua Portuguesa, Matemática; desenvolvimento do novo currículo de Ciências e participação na avaliação internacional do Pisa. “A educação financeira foi incluída como temática presente nas avaliações de larga escala e é considerada um dos conteúdos mais fundamentais, junto com consciência ambiental, sustentabilidade, empreendedorismo. O desafio é enxergar onde esses conteúdos estão presentes na Geografia, na Matemática, na Língua Portuguesa, na Ciência da Natureza, desde o Ensino Fundamental I até as séries finais”, avaliou.
Estudantes e professores participaram de um momento prático aprendendo as regras e como jogar os jogos Piquenique e Bons Negócios. Com o objetivo de dar autonomia e suporte pedagógico para a implementação do projeto nas escolas, os educadores receberam um material de apoio, com orientações da proposta pedagógica e sugestões de sequência didática para serem desenvolvidas em sala de aula.
Segundo o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o programa deve atingir 140 mil novos alunos em 21 cidades até o final de 2019. “Os jogos promovem uma mudança de comportamento com consumo consciente e educação fiscal, além de melhoria nos indicadores de educação não só na área financeira, como em geografia, ciências, cidadania. O Brasil tem respostas sim e está sendo referência com este programa que agora será implementado m escolas de Santiago do Chile, com base nos resultados no Ceará”, afirmou.
Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.
- Veja mais fotos, clicando aqui.
Estudantes e professores participaram de um momento prático aprendendo as regras e como jogar os jogos Piquenique e Bons Negócios. Com o objetivo de dar autonomia e suporte pedagógico para a implementação do projeto nas escolas, os educadores receberam um material de apoio, com orientações da proposta pedagógica e sugestões de sequência didática para serem desenvolvidas em sala de aula.
Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.
- Veja mais fotos, clicando aqui.