O início do novo ano letivo para os estudantes do ensino fundamental II e para os profissionais das Escolas em Tempo Integral (ETI) foi marcado por uma série de atividades realizadas na semana do acolhimento.
Dos dias 5 a 9 de fevereiro (segunda a sexta-feira), mais de quatro mil alunos das 14 escolas em Tempo Integral de Sobral puderam vivenciar ações relacionadas ao processo de reforma da proposta da oferta do ensino em Tempo Integral em Sobral.
Para Enzo Carlos, estudante da ETI Francisco das Chagas Costa, esta semana foi muito proveitosa. “Me senti muito acolhido pelos jovens protagonistas, nos ajudaram em várias ações e, assim, pudemos trabalhar diversos valores que devemos praticar o ano inteiro e conseguimos levar para a vida também”, destacou.
Conforme instrução e baseado no material de formação realizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), estes encontros envolveram a equipe escolar, pais, estudantes e responsáveis, que abordaram temas com base no princípio educativo.
Para o diretor da ETI Maria Dorilene Arruda Aragão, Carlos Alberto Frota, foi um momento muito importante ver alunos acolhendo alunos. “Durante o período da Oficina dos Sonhos foram realizadas dinâmicas como: árvore da vida, varal dos sonhos, 4 pilares da educação, cápsula do tempo, dentre outras. Nestas dinâmicas foram depositados, construídos e resgatados sonhos, amor, respeito, fraternidade e outros sentimentos que contribuem na formação humana de nossos alunos. Foi possível ver o brilho dos olhos dos alunos, a esperança e confiança depositada na escola e em todos que ela fazem”, destacou.