O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve reunido, na quarta-feira (15/02), com coordenadores e professores do curso de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), para deliberar algumas ações sobre a implementação do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Fundamental II, como prevê a Lei Municipal nº. 1.610, de 23 de fevereiro de 2017.
No encontro, foi firmada a composição do um Grupo de Trabalho (GT); além disso, também ficou definido que serão realizadas reuniões ordinárias mensais e que o GT deverá definir conteúdos, estratégias de formação de professores, material didático, dentre outros pontos necessários à inclusão das novas disciplinas obrigatórias.
Segundo o secretário da Educação, Herbert Lima, esse é mais um passo importante para o avanço da inclusão dessas disciplinas. "Esses encontros fortalecem ainda mais essa ação. Serve também para alinharmos os pontos necessários que os acadêmicos nos trazem", apontou.
Para o coordenador adjunto do curso de Ciências Sociais da UVA, Joannes Paulus Silva Forte, "com o trabalho do GT, esperamos que as novas disciplinas sejam inseridas no currículo do Ensino Fundamental II no ano de 2024, atendendo ao que determina a lei, levando ambas as disciplinas, fundamentais para a formação humana e cidadã, a milhares de estudantes das escolas da rede municipal de ensino de Sobral", declarou.
Estiveram presentes o coordenador de Ensino Fundamental II, Vilar Vasconcelos; a coordenadora jurídica da Secretaria da Educação (SME), Dayanna Rodrigues; o coordenador do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Vinícius Limaverde Forte; a coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Práticas de Sociologia (NUPES), profa. Rosângela Duarte Pimenta; o coordenador do curso de Filosofia, prof. Flávio Telles Melo; e o coordenador adjunto do curso de Filosofia, prof. Rômulo Alves Diniz.