Professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Sobral lotaram o auditório da Universidade Federal do Ceará - Campus Mucambinho, no dia 29 de fevereiro, para prestigiar a palestra “Documento Curricular da Educação Infantil de Sobral - que convite ele nos faz?”, proferida pela psicóloga Marisa Ferreira, colaboradora do projeto de cooperação técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Abrindo o evento, os educadores e formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) fizeram uma acolhida com uma apresentação da carta escrita no ano 2070 que retrata a sociedade devastada por não ter cuidado da água no mundo. O evento foi uma das etapas realizadas pela Secretaria da Educação de Sobral para implementação do Documento Curricular da Educação Infantil de Sobral, realizada no período de 27 a 29 de fevereiro. |
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Nos dias 27 e 28 de fevereiro, os encontros foram com formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), técnicos da Coordenadoria de Educação Infantil e diretores escolares. Na ocasião, os diretores receberam um kit formativo com três livros sobre a primeira infância, um pen drive com o documentário "O começo da vida" e um exemplar do documento curricular.
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A coordenadora de Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, explicou as etapas de elaboração do documento como a criação de um grupo de trabalho, a realização de estudos, a parceria com a Fundação Maria Cecília Sousa Vidigal e uma consulta pública que recebeu mais de 200 contribuições. "Esse documento dará um norte para alinhar as ações da rede municipal. O documento traz três grandes eixos: A criança como centro de |
todas as atividades; as estratégias de ensino voltadas para as experiências e vivências da criança; e o ambiente de aprendizagem como terceiro educador".