A Secretaria da Educação realizou, na quinta-feira (08/09), no auditório da Prefeitura de Sobral, a entrega das placas do Programa Crescer Aprendendo para 15 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município.

Na ocasião, foram concedidas placas para os CEIs que iniciaram as atividades do Programa Crescer Aprendendo em 2021. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral, proporcionando às crianças da primeira infância mais oportunidades de vivência em ambientes que incentivem a aprendizagem e possam garantir o convívio familiar e comunitário.

“Essa formação que envolve a parentalidade positiva, a ampliação de centros infantis e a busca da universalização da educação integral é importante porque torna a política pública de Sobral da primeira infância uma referência. Temos o desafio de construir e conviver em uma cidade que respeita, acolhe e cuida das suas crianças”, afirmou o secretário da Educação, Herbert Lima.

Apresentando sua experiência com o Programa Crescer Aprendendo, a diretora do CEI Dolores Lustosa, Lena Lima, comentou acerca da Trilha Crescer Aprendendo, uma iniciativa da United Way Brasil (UWB), realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/Crede 6, Secretaria da Educação de Sobral e o Programa Mais Infância.

"O programa possui seis eixos, no qual dois são para a família. Dentro dos sete encontros foram colocadas formações com temáticas diferenciadas. Além disso, realizamos intervenções urbanísticas dentro e fora da escola, como a criação de paredes sensoriais que reforçaram a aprendizagem de forma lúdica para as crianças. Essa parceria da escola e família foi magnífica", ressaltou Lena Lima.

A solenidade contou com a participação da coordenadora local do Programa Crescer Aprendendo, Gilvani Grangeiro e da analista local, Thaís Ziegler, que falaram sobre as ações realizadas e entregaram placas aos representantes dos CEIs.  “Esse momento é a culminância de uma etapa que se iniciou em 2021 e foi continuada até 2022. Agora, esse espaço é de reconhecimento das escolas que participaram do Programa Crescer Aprendendo e tiveram um papel tão bem desempenhado pelos educadores”, finalizou Gilvani.

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo