Foi realizado, na quarta-feira (14/09), um encontro formativo com as equipes da Secretaria da Educação de Sobral, na Faculdade Unopar, iniciativa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que representado pela diretora Lina Kátia.

A reunião contou com a presença do secretário da Educação, Herbert Lima, e de representantes das coordenadorias de Ensino Fundamental I, de Ensino Fundamental II e de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, representados pela Casa da Avaliação, além da participação de membros da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

Foram abordados assuntos sobre matrizes e avaliações como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Pisa for School, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desafios para o desenvolvimento de habilidades mais complexas.

O secretário da Educação realizou a abertura das oficinas, enfatizando a importância dessa parceria que busca qualificar os processos de aprendizagem dos alunos da rede municipal. “É importante que os profissionais da nossa rede se preparem para essas avaliações e conheçam com propriedade os desafios que nossos alunos enfrentarão. Todo esse caminho deve ser analisado, desde o percurso que deve ser feito até as inferências e estratégias a serem utilizadas para qualificação na aprendizagem”, destacou.

Dividida em dois momentos, na oficina também esteve presente a professora Josiane Toledo. No encontro foi abordado, ainda, o curso que será ofertado pelo CAEd para os profissionais da rede de ensino do município.