A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na manhã da última quarta-feira (15/03), o “Seminário de Planejamento do Currículo de Ciências e lançamento do Currículo IDEIA de Computação”.
O evento foi realizado no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, e teve como objetivo apresentar inicialmente os resultados da implementação do currículo de Ciências, o qual vem sendo construído desde 2017, alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, foi firmado um novo termo de cooperação para a implantação do currículo IDEIA de computação no ensino fundamental.
O Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, afirmou que esse é um desafio de construir uma nova forma de aprender, experimentar e transformar esses conceitos na área das ciências da natureza. "Essa iniciativa está permitindo uma contribuição importante para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem não só em ciências mas em todas as demais áreas do conhecimento científico, humano e escolar”, afirmou.
“Outro ponto importante e desafiador é implementar esse currículo do pensamento computacional. Com essa nova ação, permitiremos que os alunos vivenciem a lógica, a linguagem dos computadores e como podemos resolver esses problemas a partir de soluções distintas, pois estamos inseridos numa sociedade completamente tecnológica", ressaltou o Secretário.
O diretor da Transformative Learning Technologies Lab (FabLearn), da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos da América, Paulo Blikstein, esteve presente para apresentar aos professores de ciências do município uma devolutiva de todos os passos que já foram executados e fomentar a importância do planejamento para 2023 e 2024.
“As aulas de ciências que estão acontecendo aqui em Sobral são as mesmas que estão acontecendo nos outros lugares mais modernos e avançados. Os alunos estão trabalhando em grupo, interagindo entre si, os professores circulando, o computador está sendo usado para fazer simulações dentro dos temas propostos. Esse é o tipo de sala de aula que queremos em toda a rede. Reformulamos o ensino de ciências aqui e fizemos uma parceria entre a Universidade e a rede pública para trazer o que existe de mais moderno e consistente no ensino de ciências, para um projeto de longo prazo”.
Na ocasião, os professores da rede que realizaram o primeiro ciclo formativo, promovido em parceria com a Universidade de Columbia, também puderam receber no Seminário os certificados de qualificação de Redesenho Pedagógico. Agora, Sobral conta com dez professores capacitados e qualificados para orientarem no planejamento e execução das ações nos Laboratórios FabLearn.
Além do seminário voltado para área do ensino de Ciências, também foi firmada uma nova parceria com os pesquisadores da Universidade de Columbia, liderada pelo professor Paulo Blikstein para a construção de um novo currículo IDEIA de computação, que traz como perspectiva um alinhamento às exigências da BNCC para o desenvolvimento da temática nas escolas, explorando uma formação do estudante que contribui com a capacidade cognitiva a partir do desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico, pensamento lógico, criatividade e resiliência.