O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e a coordenadora do Tempo Integral, Larissa Jordão, estiveram, na última quarta-feira (06/09), reunidos com a secretária da Educação do Governo do Estado, Eliana Estrela, em Fortaleza, para discutir a implementação da política de educação integral em Sobral, na rede estadual e municipal.
Durante o encontro, foram debatidas questões como a importância do apoio estadual para a construção de escolas, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) Integral, além das ações municipais de fortalecimento da política. Segundo o secretário Herbert Lima, esse momento foi de suma importância para o alinhamento da pauta. "Temos que agradecer essa parceria e sinergia que estamos tendo com o Governo do Estado. Estamos recebendo cada vez mais investimentos e transformando essa política trazendo o que há de melhor para os nossos estudantes", destacou.
Na reunião também foram discutidas ações de escuta de outros segmentos e dos munícipes acerca do tema. Dentre as ações estão as oficinas coordenadas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pelas coordenadorias pedagógicas da Secretaria da Educação (SME) que ocorrerão até o final do ano, além de um seminário municipal planejado para ocorrer no final do ano.
De acordo com a coordenadora do Tempo Integral, Larissa Jordão, além das ações já realizadas em Sobral, está ocorrendo um fortalecimento de diversas parcerias com instituições do terceiro setor que estão permitindo a concretização do programa "Sobral 100% Educação Integral". "Historicamente, o município se destaca por seus resultados e pela gestão ativa na educação, agora temos a possibilidade de substanciar o trabalho que já é desenvolvido. A responsabilidade é compartilhada. A política de educação integral precisa refletir os sonhos, as necessidades e os objetivos da Sobral do futuro que, hoje, planta suas sementes para serem colhidas pelas gerações dos próximos 30 anos", finalizou.
Estiveram presentes também a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, a coordenadora de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar – COETI, Gezenira Rodrigues da Silva, e o gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais no Centro Lemann, Rogers Mendes.