A Secretaria da Educação de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), realizaram, durante os dias 20 e 21 de fevereiro (terça e quarta-feira), no auditório da Prefeitura, formações com os professores do ensino fundamental II, apresentando o novo material da Coleção Ômega, produzida pelo IAB. Além disso, os diretores da rede também puderam conversar com o idealizador do projeto, o professor João Batista Oliveira.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve presente na solenidade para realizar a entrega com o presidente da instituição e aproveitou para ressaltar essa parceria que já dura 20 anos. "Todos os alunos do ensino fundamental II irão receber os livros que estão sendo doados pelo IAB. Nosso objetivo é conciliar esse novo material com os que já temos na rede. O IAB é um parceiro nosso que trabalha especialmente com a alfabetização e, agora, está ampliando esse leque abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. É uma honra pra nós estarmos juntos em mais essa ação", disse.

De acordo com o coordenador do Ensino Fundamental II, Vilar Vasconcelos, a coleção trará um suporte pedagógico aos professores para o desenvolvimento de metodologias inovadoras aliadas às tecnologias, por meio da utilização do material físico e de uma plataforma para motivar e colaborar com o desenvolvimento das competências digitais, com o manuseio de ferramentas tecnológicas presentes no cotidiano dos estudantes.

"Com este material, não apenas fortaleceremos o aprendizado dos componentes obrigatórios, mas também incentivaremos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos nossos jovens. A coleção proporciona não apenas condições para enfrentar os desafios acadêmicos, mas também para se tornarem cidadãos conscientes", destacou Vilar.

Segundo o professor João Batista, “essa Coleção Ômega conversa com os alunos. Faz com que os estudantes se situem na escola e na vida. São temas de interesse com referências culturais, fazem o aluno pensar e o torna protagonista. Toda a culminância da aprendizagem é construída pelo alunos, professores e rede de educação, sem contar que facilita a participação dos pais”, finalizou.

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram