A Prefeitura de Sobral realizou, na terça-feira (10/03), o II Seminário de Práticas e Vivências “Um olhar para as Competências Socioemocionais”. O evento foi realizado no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral e reuniu professores, orientadores educacionais, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e estudantes das escolas Maria José Santos Ferreira Gomes e Osmar de Sá Ponte.
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu os parceiros e destacou a importância do momento. "Momento de alegria e, principalmente, a oportunidade de conhecer e perceber as experiências de protagonismo dos nosso estudantes. Além das competências cognitivas,além das habilidades e atingir
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A coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica da Educação falou dos frutos das competências nas escolas. “Nós passamos pelas escolas semanalmente enquanto superintende para fortalecer a gestão e para colher as evidências do que está sendo feito, e é de encantar os frutos e os impactos que a
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gente consegue ver na vida de todos os alunos da rede municipal de ensino de Sobral “, disse Jamille Fonteles.
Estudantes, professores e orientadores educacionais das escolas municipais de Sobral falaram como o desenvolvimento de competências socioemocionais tem mudado suas vidas dentro e fora da escola. Da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes deram depoimento os estudantes Francisco Levi Almeida da Silva, Maria Clara Costa Magalhães e Maria Tatiana de Maria do Nascimento, além da professora Thalita Kelly Lira Andrade e da orientadora educacional Jocélia Maria Santos de Lira Pessoa. Já da Escola Osmar de Sá Ponte os estudantes José Kellison Linhares Araújo e Pedro Henrique Ferreira Sousa, o professor Camilo Sousa Cavalcante e a orientadora educacional Hiara da Silva Santos Barbosa partilharam suas experiências com as competências socioemocionais.
entregou o caderno de atividades das competências socioemocionais do ensino fundamental I.
Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Christianne Coelho, o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, além de técnicos da Secretaria da Educação de Sobral e estudantes.
História do Instituto Ayrton Senna e a Educação de Sobral
Sobral e o Instituto Ayrton Senna têm promovido ações conjuntas para a melhoria da educação na região desde 1997, quando o município aderiu ao programa Acelera Brasil para a correção do fluxo escolar. Até o ano de 2004, outros programas do Instituto também foram implementados por meio de ações conjuntas com o município, como o “Escola Campeã”, para o fortalecimento da capacidade de gerenciamento das escolas, com ênfase no diretor, e o “Gestão Nota 10”, com foco na gestão das escolas e das secretarias para a melhoria da qualidade do ensino.
Em 2017, a Prefeitura de Sobral convidou o Instituto Ayrton Senna, referência na criação e implementação de propostas educacionais voltadas à educação integral de qualidade, para um novo trabalho conjunto. A parceria foi oficializada em maio de 2018, com o objetivo de promover ações de curto, médio e longo prazos para a implementação de uma política pública de educação integral, visando ao desenvolvimento pleno dos estudantes. A cooperação faz com que o desenvolvimento intencional de competências sociemocionais entre de forma transversal no currículo das escolas da rede, por meio de atividades voltadas a alunos do Ensino Fundamental I e por meio da implementação da proposta educacional “Diálogos Socioemocionais” em turmas de Ensino Fundamental II.
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