Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Reportagem identifica a formação continuada como principal fator para o sucesso da rede reconhecida nacionalmente

 
A educação de Sobral foi destaque na mídia nacional outra vez. Desta vez, a revista Nova Escola publicou, na quarta-feira (26/01), a reportagem “Sobral (CE): o papel da formação continuada na cidade referência em Educação”.
 
A equipe da revista visitou o município, em dezembro do ano passado, para participar da inauguração do Centro Lemann de Liderança para Equidade da Educação, sediado em Sobral.
 
Na ocasião, a reportagem entrevistou gestores, professores e pesquisadores para entender como a cidade saiu de uma história de fracasso para se tornar referência em Educação. “A cidade passou a receber educadores e especialistas do Brasil e do mundo, buscando compreender o fenômeno e multiplicar essa experiência em outras localidades”, afirma trecho da matéria.
 
O texto aponta os fatores e ações para o sucesso educacional do município; dentre elas, romper com a naturalização do fracasso escolar; a autonomia pedagógica e financeira das escolas; definir metas bem estruturadas de ensino e aprendizagem; uma gestão escolar eficiente com reconhecimento para os atores envolvidos; e a formação continuada dos professores e gestores como primordial.
 
“Além da formação constante de todos os professores e da contratação de gestores por competência técnica, Sobral consolidou avaliações em larga escala e, desde 2016, ainda antes da Base Nacional Comum Curricular, já estávamos revisitando o currículo com foco nas habilidades a serem desenvolvidas na aprendizagem”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, à publicação.
 
A reportagem explica que em Sobral houve uma verdadeira força-tarefa, composta por investimento formativo, com capacitação mensal de todos os professores e planejamentos específicos, “além de uma mentalidade generalizada, que envolvia pensar que o aluno pode tudo e, principalmente, fazer esse aluno acreditar que ele pode”.
 
Leia a reportagem: https://bit.ly/3ABMQ3e

 

Facebook

YouTube