Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, a Reunião Regional da SBPC em Sobral teve cerca de 3 mil inscritos da região e de outros 15 estados, além dos internautas, que acompanharam a transmissão on-line. O encontro foi realizado de 27 a 30 de março no Centro de Convenções da cidade. A Reunião também celebrou o Centenário da observação do eclipse que foi decisivo para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
O evento abordou casos exitosos da cidade e da região, em que educadores discutiram gestão, problemas nas escolas, além de fazerem reflexões sobre suas atuações. Na conferência do professor Carlos Roberto Jamil Cury, vice-presidente da SBPC, o público pode debater a história do Plano Nacional de Educação. Na palestra do educador Daniel Cara foram apontados os desafios da educação pública no Brasil, além de currículo escolar, participações em olimpíadas e feiras científicas e desempenho em avaliações nacionais.
Troféus para estudantes
Como não poderia faltar em um evento de Ciências, a Reunião Regional foi palco também da 1ª Feira de Ciências das escolas públicas municipais de Sobral, atividade que reuniu 131 equipes nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções, onde se realizava o evento da SBPC. Na atividade, professores orientadores e estudantes da Educação Básica apresentaram práticas exitosas em diversas áreas do conhecimento. Ao final das apresentações, na sexta-feira, foi realizada uma cerimônia de premiação, na qual 12 equipes levaram troféus que faziam menção ao Centenário do Eclipse de Sobral, um incentivo para seguirem instigados pela pesquisa.