O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participa na quinta-feira, 13 de junho, no Rio de Janeiro, da Conferência Internacional de Lançamento do PISA para Escolas no Brasil. Na ocasião, o gestor apresentará o desempenho dos estudantes sobralenses no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa para Escolas, aplicado em 2017 para 1.066 estudantes de 16 escolas públicas de Sobral.
O objetivo do evento é divulgar às equipes gestoras da Educação em seus diferentes níveis, instituições educacionais, organismos ligados à avaliação, gestores, professores, especialistas e técnicos, o escopo e os objetivos do PISA para Escolas e a sua importância no cenário educacional, no contexto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.
O desempenho das 16 escolas públicas participantes de Sobral é melhor que os resultados do Brasil no PISA 2015 e essa diferença é estatisticamente significativa, confirmando o que os dados da prova Brasil já apontavam sobre a qualidade da educação de Sobral. O PISA para Escolas foi aplicado num projeto-piloto, no Brasil, em 2017, com a participação de 46 escolas, sendo 72% públicas e, as demais, privadas.
Promovido pela Fundação Cesgranrio em parceria com a OCDE, o evento contará com a participação do diretor de Educação e Competências da OCDE e do PISA, Dr. Andreas Schleicher, de especialistas da OCDE, representantes dos governos federal, estadual e municipal, dirigentes de instituições de ensino públicas e particulares, profissionais de avaliação educacional, professores e estudantes.