Entre os dias 6 e 10 de novembro, representantes da Secretaria da Educação de Sobral (SME) realizaram uma visita técnica aos municípios de São Paulo, Diadema e Jundiaí, localizados no estado de São Paulo. O objetivo das visitas foi conhecer de perto as práticas desses municípios na implementação da educação em tempo integral.
Estiveram presentes nas visitas a coordenadora de Tempo Integral da SME, Larissa Jordão; a coordenadora da Educação Infantil da SME, Kathleen Arcanjo; e a coordenadora do Ensino Fundamental I da SME, Edna Lima. “A ideia foi pegar recortes de possíveis exemplos que Sobral poderia se inspirar para criar o seu próprio modelo de ensino em tempo integral”, disse a coordenadora Larissa Jordão.
Além da realização de visitas a escolas de ensino fundamental dos anos iniciais e finais e de educação infantil na Grande São Paulo, como a EMEF Desembargador Amorim Lima, no Butantã; e a EMEF Presidente Campos Salles, em Heliópolis; as coordenadoras ainda visitaram escolas e outros equipamentos educacionais de Jundiaí e de Diadema.
Em Jundiaí, a comitiva sobralense visitou a Unidade de Gestão de Educação (UGE), no Complexo Argos, onde foram recebidas pela secretária de Educação do município, Vastí Ferrari. Elas ainda conheceram outros equipamentos como o Mundo das Crianças e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi).
Já em Diadema, as coordenadoras conheceram de perto os programas Mais Educação e Aprender Mais, o Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação e suas iniciativas, como os colegiados escolares (Grêmios e Conselhos Curumins), o Fala Curumim com o Prefeito, a participação dos curumins no Congresso de Educação, as oficinas e a produção dos podcasts sobre cultura de paz.
“Essa visita traz muitos elementos importantes. Acho que Sobral tem uma marca característica que é a organização e a sua gestão. A meta de universalização do ensino em tempo integral e de ser vanguarda nesse processo é muito audaciosa. Então é importante ter esse momento de olhar para outras iniciativas e trazer as melhores práticas para a reflexão sobre o que pode ser feito em Sobral”, finalizou Larissa Jordão.
Confira mais fotos das visitas: https://bit.ly/3SGanep