Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria da Educação de Sobral foi uma das duas premiadas no Ceará pelo destaque alcançado pelos estudantes e professores na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019. Foram conquistadas 192 premiações, representando um crescimento de mais de 51% em relação ao ano passado, quando o município havia conquistado 127 premiações. Em 2019, o Município levou três medalhas de prata, 21 de bronze, 155 menções honrosas, além de oito professores e quatro escolas premiadas e a premiação da Secretaria.
As quatro escolas premiadas na OBMEP 2019 foram: Antônio Custódio de Azevedo, Deputado Francisco Monte, Trajano de Medeiros e Maria José Santos Ferreira Gomes. Os oito professores premiados receberão um diploma de homenagem e livro de apoio à formação matemática: Luciano Epifânio Fernandes e Francisco Ivan Ferreira de Sousa (Escola Maria José Santos Ferreira Gomes); Erton Freire Laureano, Antônio Mario Alves do Nascimento e Francisca Isaquiele Ximenes Araujo (Escola Trajano de Medeiros); Francisco Cassio Ferreira Gama (Escola Paulo Aragão); José Gleison Alves da Silva (Escola Antônio Custódio); e Levi Rodrigues de Vasconcelos (Escola Raul Monte).
Mais de 18,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 49.002 escolas públicas e 5.829 escolas particulares, participaram da OBMEP 2019. A prova da 1ª fase da competição aconteceu no dia 21 de maio. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.
Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.831 instituições, abrangendo 99,71% dos municípios de todo o país.
- Veja os premiados na OBMEP 2019, clicando aqui.