Aconteceu, nesta quinta-feira (02/03), a primeira reunião do grupo de trabalho com professores e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral, e coordenadores e professores do curso de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O objetivo do encontro foi debater ações que serão implantadas com os componentes curriculares de Sociologia e Filosofia nos anos finais na rede pública de educação de Sobral, em atendimento à lei sancionada em 2017.
Segundo o coordenador do ensino fundamental II, Vilar Vasconcelos, a partir dessa primeira reunião, o grupo se dedicará aos estudos para composição de um currículo das duas áreas de conhecimento que será integrada ao projeto de formação do tempo integral. "Além disso, iremos buscar referências em redes públicas e privadas de ensino que já ofertam e construiremos uma portaria que regulamente o GT para validar essas ações de trabalho", destacou.
Ficou deliberado que ocorrerão reuniões periódicas quinzenais e serão pesquisadas vivências e trocas de experiências entre professores que já utilizam os componentes em sala de aula.
Estiveram presentes a gerente do Tempo Integral, Carolina Farias, o assessor técnico Márcio, e as professoras Ana Carla e Thays Veras. Além deles, representando a UVA, o coordenador do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Vinícius Limaverde Forte; a coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Práticas de Sociologia (NUPES), profa. Rosângela Duarte Pimenta; o coordenador adjunto do curso de Ciências Sociais, Joannes Forte; e os professores do curso de Filosofia, prof. Hermínio e prof. Renato.