A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na tarde desta quarta-feira (23/08), a cerimônia de premiação regional da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2022. O evento contou com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e do coordenador regional da OBMEP, Fabius Bonnet.
“Essa é uma tarde de muita alegria. Estamos premiando os estudantes da rede municipal que foram contemplados com medalhas da 17ª OBMEP. Essa iniciativa fecha um ciclo de trabalho importante desenvolvido pelos professores, gestores e estudantes; e representa o aprendizado, protagonismo e, principalmente, a qualificação desses alunos em relação ao seu desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, além do próprio estímulo educacional que essa iniciativa desenvolve”, afirmou Herbert Lima.
Os estudantes de Sobral conquistaram 146 premiações na 17ª OBMEP, sendo uma medalha de ouro, 15 medalhas de bronze e 130 menções.
Ademais, as escolas municipais premiadas foram: escolas em tempo integral Maria Dorilene Arruda Aragão, Professora Maria José Santos Ferreira Gomes, Maria de Fátima Souza Silva; e Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho. Foram premiados também seis professores de Sobral, que receberam um diploma de homenagem e um livro de apoio à formação matemática.
Além de Sobral, foram premiados estudantes, professores e escolas das cidades de Barroquinha, Camocim, Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Morrinhos, Reriutaba, São Benedito, Viçosa do Ceará, Groaíras, Irauçuba, Jijoca de Jericoacoara, Meruoca, Mucambo, Senador Sá, Tianguá, Acaraú, Alcântara, Ararendá, Amontada, Bela Cruz, Chaval, Cruz, Coreaú, Cariré, Forquilha, Granja, Ipueiras, Marco, Massapê, Pires Ferreira, Santana de Acaraú, Santa Quitéria e Ubajara.
17ª OBMEP
Cerca de 18,1 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição nacional. As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 7 de junho de 2022. Já os exames da segunda fase foram realizados em 8 de outubro do mesmo ano. No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais, nos quais têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático.
Confira mais fotos do evento: https://bit.ly/3qJDFx0