Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.


A qualidade da educação de Sobral foi tema de reportagem publicada no site da Organizações das Nações Unidas (ONU). Intitulada "Sobral (CE) ocupa primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", a publicação destaca os avanços da educação sobralense que ocupava, em 2005, o 1.366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e uma década depois alcançou o primeiro lugar no ranking nacional brasileiro.

No cenário mundial, mais da metade das crianças de 10 anos, que vivem em países em desenvolvimento, não compreendem o que leem, gerando um problema definido como pobreza na aprendizagem. O projeto educacional de Sobral é apontado como exemplo para os países que desejam modificar o cenário atual: "projetos educacionais como o de Sobral (CE) mostram que, quando se quer melhorar, se pode."

Em entrevista, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, aponta os principais marcos do trabalho focado na educação que vem sendo feito desde 1997, como a formação de professores, a avaliação externa da capacidade de leitura dos estudantes e a valorização do magistério. "Professores. Eles são o ativo mais importante, estão no centro do sistema educacional, são fundamentais. Sem professores felizes, amorosos e bem preparados, não teremos uma boa educação", disse Ivo Gomes.

- Leia a reportagem completa aqui.

Facebook

YouTube