A Secretaria da Educação de Sobral (SME) realizou, na noite desta quarta-feira (09/11), a culminância do projeto A EJA Vai à Praça, que este ano teve como tema “Sabores e Saberes de Sobral: marcas que identificam a EJA”. Realizado na Praça São João, o evento reuniu cerca de 400 estudantes e professores.

O evento contou com apresentações musicais, paródias, declamações de poemas e cordéis, apresentação de capoeira, além de exposições dos trabalhos realizados pelos estudantes, com temas como História e evolução, A EJA em Sobral e Sabores de Sobral. A Brinquedoteca do Didi também realizou a intervenção cultural “A Lavadeira do Rio”.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, falou sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino. “A EJA é uma das modalidades de ensino mais bonitas, mas acima de tudo, mais inclusiva da educação. Muitos de vocês têm uma série de outras responsabilidades, sejam elas pessoais ou profissionais, e o fato de vocês se dedicarem aos estudos é algo muito importante e significativo. Independente da idade e momento de vida, a busca constante pelo conhecimento é transformadora. Deixo aqui o meu agradecimento e reconhecimento pelo esforço, compromisso e dedicação de vocês”, afirmou.

“Este evento começou em 2017, instigado pelo secretário Herbert Lima, que nos motiva a fazer esses movimentos com as escolas e alunos, e a partir do momento que realizamos essas atividades, a gente descobre o potencial que nossos alunos, professores e gestores têm. Essa é a culminância de um trabalho que os nossos estudantes já vem fazendo desde outubro. Os trabalhos estão belíssimos. Parabéns a todos”, pontuou a coordenadora de Ensino Fundamental I da SME, Edna Lima.

O evento contou ainda com a participação da Secretaria da Saúde, que realizou a vacinação da Covid-19 e da Influenza para o público presente; e da Agência Municipal do Meio Ambiente, que distribuiu mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais.

Participaram do evento o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra; a secretária das Finanças, Socorro Oliveira; o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes; além de coordenadores, gerentes e técnicos da SME.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Em Sobral, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida em 25 escolas da rede pública municipal de ensino. A modalidade conta atualmente com 1.160 estudantes matriculados e atende pessoas acima dos 15 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental. As aulas ocorrem no período da noite, de segunda a sexta-feira.

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo