A Secretaria da Educação de Sobral está realizando, desde o início de agosto, durante as formações dos profissionais da educação, um treinamento de primeiros socorros, promovido em parceria com a Secretaria da Saúde e realizado pelos residentes multiprofissionais da Santa Casa de Sobral.
Esse encontro tem como objetivo capacitar os profissionais da educação em cumprimento à Lei Federal n.º 13.722/2018, conhecida como "Lei Lucas", que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Segundo o professor Cláudio Bessa, da Escola Paulo Aragão, esse treinamento foi importante porque os profissionais puderam aprender de forma prática sobre como ajudar a comunidade escolar nas diversas situações de emergência. "É importante reproduzirmos esse momento com os outros profissionais da escola, até mesmo os alunos também, repassando esses conhecimentos, e treiná-los nestes momentos de tensão", afirmou.
Em Sobral, foi publicado o Decreto n.º 3.171, de 12 de maio de 2023, no Diário Oficial do Município (DOM), regulamentando a lei na rede pública municipal de ensino, instituindo a obrigatoriedade da realização desse curso a 1/3 dos profissionais lotados em cada escola, sendo realizada uma vez ao ano e com carga horária mínima de 4 horas/aula.