A Secretaria da Educação de Sobral (SME) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) realizaram, nesta terça-feira (01/08), a abertura da “Formação Inicial das Equipes Escolares” para professores e núcleo gestor das escolas em tempo integral (ETIs) dos anos finais do ensino fundamental. A programação segue até a sexta-feira (04/08), na ETI Maria Dorilene.
O momento marca o início das ações realizadas pela SME e pelo ICE para a formação continuada das equipes escolares. A abertura contou com a participação de cerca 400 profissionais das 14 escolas em tempo integral do município, envolvendo diretores, professores, coordenadores, orientadores educacionais, gerentes e técnicos da SME e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Todas as escolas receberam um exemplar do caderno de formação, o qual embasa a proposta do “Modelo da Escola da Escolha”.
Para o diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes, esse momento tem como objetivo desafiar ainda mais a rede pública municipal de Sobral e todos que compõem esse sistema. "Esse momento é mais uma virada de chave. Iniciamos esse processo há algum tempo e agora estamos colocando em prática a teoria que a gente vem alinhando. Porém, esse desafio é bem maior e precisamos concluir até o final da gestão do prefeito Ivo Gomes", destacou.
Os profissionais foram divididos em sete salas para debaterem sobre as novas práticas a serem implementadas e como isso pode ser aprofundado diante dos conceitos e práticas que devem ser adotados na rotina escolar, na perspectiva da oferta das condições para que se apropriem dos elementos conceituais e metodológicos orientadores do “Modelo da Escola da Escolha”.
Para Elizane Mecena, consultora pedagógica do ICE, esse momento foi de muita felicidade. "Cada vez que a gente vê um lugar cheio, a gente fica arrepiada. São muitos sonhos que vocês carregam, cada um com seu projeto de vida. É uma responsabilidade enorme e uma felicidade tremenda. Não é uma tarefa simples, mas que bom que eles têm vocês. Que possamos fazer essa semana de troca, de construção, de diálogo, a melhor", ressaltou.
Ainda na programação, uma representação de 50 estudantes das 14 escolas participarão de uma "Formação em Ações Protagonistas", na qual poderão compartilhar suas experiências e contribuir ainda mais na condução das atividades práticas.