Durante consulta pública, professores da rede municipal de Sobral poderão contribuir com a elaboração do Documento Curricular Referencial do Ceará, ligada ao processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A produção inicial do documento foi submetida recentemente à apreciação de professores, técnicos de Secretarias Municipais de Educação e de membros da Comissão Estadual de Construção dos Currículos, durante o I Encontro Técnico para Estudo da Proposta Curricular Cearense, realizado no mês de junho em Fortaleza. As contribuições mencionadas durante o encontro serão agregadas à versão preliminar do documento que irá para consulta pública até o fim do mês de agosto.

Para promover a contribuição ao documento do maior número de educadores cearenses, de forma qualitativa, a Secretaria da Educação do Estado e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), promovem uma mobilização para que os professores e gestores educacionais estejam cientes acerca da BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Estabelece ainda conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

- Mais informações sobre a BNCC, clicando AQUI.