Aconteceu, nesta quinta-feira (02/02), a primeira Formação de Gestores do ano letivo de 2023, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na ocasião, estavam presentes todos os diretores das escolas do município para alinhamento de pautas pedagógicas, além do momento das boas-vindas ao início do novo período.

O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, esteve presente para ministrar a palestra “Todo aluno alfabetizado ao final do 1º ano”, e apresentou os resultados obtidos com sua pesquisa sobre a política de alfabetização e o modelo da educação de Sobral.

Coautor da publicação “Como é a educação em Sobral: O que aconteceu no longo prazo. O que acontece no dia a dia”, João Batista comenta sobre quais devem ser as prioridades para serem gerenciadas, visando alcançar o sucesso da alfabetização na idade certa: “estar a par do andamento do aluno, sua frequência na escola e seus resultados”, pontuou.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve presente na formação e ressaltou a importância dos processos gerenciais para a obtenção de bons resultados. “Em outubro, teremos uma avaliação do SAEB sob uma nova matriz. Esse ano de 2023 é o segundo ano letivo que efetivamente nós iniciamos as aulas 100% presenciais após a pandemia. Estamos com uma rede que está crescendo mesmo após esse desafio”, destacou.

Ainda no encontro, alguns professores foram homenageados recebendo uma placa comemorativa do Instituto Alfa e Beto, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na rede municipal de Educação de Sobral.

Por fim, foi realizada a entrega de kits tecnológicos que compõem o Programa Pacto pela Aprendizagem. Ao todo, 49 escolas municipais receberam os kits compostos por webcam, tripé, roteador e impressora, objetivando a recuperação e a recomposição da aprendizagem.