O secretário da educação de Sobral, Herbert Lima, participou, no dia 1º de setembro, de uma reunião com o Comando da Polícia Militar de Sobral. Estiveram presentes o comandante, tenente-coronel Sérgio Mesquita, o subcomandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades, tenente Damerson e o assessor de comunicação, sargento Célio.
O momento teve como objetivo debater propostas de prevenção à violência, discutir os resultados apurados pelo grupamento Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal de Sobral, e propor projetos sociais para estudantes em vulnerabilidade social.
"É muito importante essa análise trazida pela equipe de segurança porque é a partir desse monitoramento que poderemos estudar as ações que serão efetivadas dentro do nosso ambiente escolar", pontuou Herbert Lima.
Dentre as propostas, foi colocado a promoção de um ciclo de palestras com profissionais da equipe do Comando da Polícia Militar e a realização de um projeto social de karatê, visando diminuir a evasão escolar e promover a prática da cultura de paz no ambiente escolar.
De acordo com o tenente-coronel Sérgio, esse projeto piloto de karatê será implantado inicialmente na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Edgar Linhares, no bairro Nova Caiçara. Um policial militar habilitado na arte ministrará as aulas. Posteriormente, outras escolas serão contempladas com este projeto.
"A polícia irá fornecer os kimonos padronizados, e com isso, nós temos o objetivo de nos aproximarmos ainda mais da população, criando referências positivas. Além dessa ação, pretendemos realizar um ciclo de palestras e implantar o programa de resistências às drogas e à violência no próximo próximo ano", explicou o tenente-coronel Sérgio.
Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo
Contato: (88) 99334-8558