Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
 
A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) realizaram, durante os dias 24, 25 e 26 de janeiro, o Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2023, que teve como tema "Recomposição das Aprendizagens e Sistematização Personalizada do Ensino”. Realizado no Centro de Educação a Distância (CED), o evento reuniu cerca de 2400 profissionais da educação de Sobral durante os três dias de evento.
 

Cada dia do Seminário foi voltado para um público específico: na terça-feira (24/01), estiveram presentes professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, além de articuladores de projetos e educadores sociais; na quarta-feira (25/01), o evento reuniu professores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encerrando o momento, na quinta-feira (26/01), a programação reuniu professores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e orientadores educacionais.

 

 
Presente na abertura do evento, o chefe do Gabinete do Prefeito, David Duarte, afirmou que a gestão está sendo concluída com um diferencial e é o maior desafio que será enfrentado nos próximos dois anos. "Trabalharemos a garantia da educação 100% em tempo integral para todos os nossos alunos, desde a educação infantil até o ensino médio em Sobral. Isso irá demandar de todos nós muito esforço, dedicação, trabalho, companheirismo e muita parceria. Uns ajudando aos outros", pontuou.
 

 A programação contou com a participação da Brinquedoteca do Didi, que apresentou "O Jardim do Brincar", e a acolhida nos outros dias também contou com a participação da professora Josi Santos e de Sid Ventura, profissional da Esfapege.

Além disso, foram apresentadas as palestras "A criança em sua integralidade: educação infantil como um lugar de aprendizagem", ministrada por Wanda Peres; "Fortalecimento das estratégias de ensino na recomposição das aprendizagens" e "Recomposição das aprendizagens com enfoque em intervenções pedagógicas efetivas", apresentadas por Alles Lopes nos dois últimos dias. 

De acordo com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esse tema do seminário é atual, visto que, após o retorno das aulas em 2022, foram revelados alguns elementos acerca das lacunas de aprendizagem. “As avaliações diagnósticas, a própria avaliação externa e uma série de ações que foram feitas nos permitiram direcionar e planejar o que significa a importância do ano de 2023, que ainda é um ano de reconstrução de laços afetivos, mas, acima de tudo, de recomposição dos aprendizados”, ressaltou. 

Durante a ocasião, ainda foram entregues os primeiros kits de apoio pedagógico para os professores da sede e dos distritos. Foram investidos mais de R$ 900 mil na aquisição desses materiais que serão entregues ao longo de todo o ano letivo nas formações dos profissionais do município. 

 
 

Facebook

YouTube