Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Prefeitura de Sobral inaugura, nesta quarta-feira (15/03), a partir das 14h, oito novos Laboratórios FabLearn, que irão garantir os princípios da engenharia, design, robótica e computação nas aulas de Ciências dos estudantes das escolas municipais de Sobral. A solenidade será realizada na Escola em Tempo Integral (ETI) Maria Dias.
 
O momento contará com a participação do prefeito de Sobral, Ivo Gomes; do secretário da Educação, Herbert Lima; e do diretor da Transformative Learning Technologies Lab (FabLearn), da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos da América, Paulo Blikstein.
 
Cada laboratório contará com computadores, notebooks, webcam, tablets, mesa de marceneiro, impressora 3D e cortadora a laser, adquiridos com recursos próprios do município. Neles, os estudantes são ensinados a buscar a solução de problemas e a construir conhecimento, podendo criar e experimentar com o uso das máquinas e equipamentos.
 
Os laboratórios fazem parte das estratégias de implementação do novo currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências, que teve sua oficina de lançamento realizada em 2022. A parceria com a Transformative Learning Technologies Lab (FabLearn) compõe a internacionalização da educação de Sobral, reconhecida nacional e internacionalmente pelos avanços alcançados ao longo dos anos, por meio de medidas como a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nas escolas municipais.
 
Os novos laboratórios estão localizados nas ETIs Maria Dias; Raimundo Nonato Linhares; Francisco das Chagas; Edgar Linhares; João de Deus; José Maria Félix; e Maria de Lourdes; além de contar com uma unidade no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.
 
Atualmente, Sobral conta com dois laboratórios do tipo FabLearn, inaugurados em 2018, em parceria com a Fundação Lemann, na Escola Padre Osvaldo, no bairro Dom Expedito; e na ETI Maria Dorilene, no bairro Gerardo Cristino.
 
LABORATÓRIOS FABLEARN
 
Os laboratórios FabLearn, criados pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem que já estão presentes em diversos países.
 
Neles, os estudantes são ensinados a buscar a solução de problemas e a construir conhecimento, podendo criar e experimentar com o uso das máquinas e equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura, eletrônica, entre outros.
 
 
 

Facebook

YouTube