A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e a governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, realizaram, na tarde desta sexta-feira (23/12), o lançamento do programa “Sobral 100% Educação Integral”, que vai abranger todas as escolas do município e do estado, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, atendendo cerca de 43 mil estudantes. Com a iniciativa, Sobral passará a ser o primeiro município do Brasil a ofertar a educação em tempo integral para todos os seus estudantes.
 
“Eu tive a satisfação de sancionar uma lei em que o Governo do Estado se compromete a ajudar os municípios cearenses a implantarem o tempo integral nas escolas municipais, da forma como será feita aqui em Sobral”, explicou Izolda Cela. “Aproveito esse momento para reconhecer o trabalho que vocês exercem aqui na Educação do município. Tenho uma enorme admiração pelo que vocês fazem aqui. Muito obrigada!”, finalizou.
 
Para a implantação do novo programa de ensino 100% em tempo integral, serão investidos mais de R$ 140 milhões até 2024 na construção de novas escolas para o Ensino Fundamental I e II e Centros de Educação Infantil, além de novas escolas de Ensino Médio. Atualmente, Sobral conta com 14 escolas em tempo integral e 3.665 alunos matriculados nesta modalidade. Além de novas construções, instituições do nível infantil ao médio serão reformadas para atender à demanda.
 
 
“Essa é uma conquista histórica para Sobral e devemos nos orgulhar bastante disso. Iremos trabalhar muito nos próximos dois anos para tornar esse programa possível. Estamos construindo sete grandes escolas, além de vários Centros de Educação Infantil, e eu agradeço a governadora Izolda por essa importante parceria. Obrigado a todos que, direta e indiretamente, estão fazendo com que isso aconteça”, comemorou o prefeito Ivo Gomes.
 
O programa “Sobral 100% Educação Integral” acontece após a governadora Izolda Cela criar o programa +PAIC INTEGRAL, que estabelece a jornada prolongada nas redes municipais e, especialmente, com a qualificação das aprendizagens, inclusive nas dimensões socioemocionais.
 
O lançamento aconteceu na Escola de Tempo Integral Edgar Linhares, localizada no bairro Nova Caiçara, que também recebeu, ainda na tarde desta sexta-feira, uma areninha e um polo esportivo, em um investimento total superior a R $630 mil, oriundos dos tesouros municipal e estadual.
 
 
“Entregamos hoje mais um importante equipamento fruto da parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará. Meu pedido é que a população do bairro Nova Caiçara ocupe e cuide bem desse espaço, porque ele foi feito para vocês. Estamos muito felizes com essa inauguração”, disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Eugênio Parceli.
 
A Areninha Antônio Roniero Silva Ripardo (Ronin) e o novo Polo Esportivo do Caiçara formam, juntos, um importante espaço para práticas esportivas e de convivência para a comunidade. A areninha contempla alambrado, grama sintética, iluminação em LED, vestiários e urbanização do entorno com piso intertravado. O investimento foi de cerca de R$ 280 mil, com recursos do Governo do Estado do Ceará.
 
O prefeito Ivo Gomes também comentou sobre o novo equipamento esportivo. “Esse é um importante espaço para a população do bairro Nova Caiçara, agora na área do esporte e lazer sadio. Eu agradeço demais a governadora Izolda Cela pelas parcerias”, finalizou.
 
Já o novo Polo Esportivo contou com requalificação que o torna mais acessível para o uso da população do bairro. O projeto, com área total de cerca de 4345m², contempla academia, playground, bancos de concreto, mesas para jogos, paisagismo, quadra de areia, piso intertravado e em pedra cariri, além de iluminação em LED. São aproximadamente R $350 mil de recursos municipais investidos.
 
Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo
Contato: (88) 9 9334-8558
Texto: Jocélio Tavares
 

Facebook

YouTube