A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, depositará no próximo dia 15 de janeiro um abono salarial na conta de 1.480 profissionais do magistério (efetivos, temporários, diretores, vices e coordenadores pedagógicos). O valor total de R$ 2.610.081,31 é resultado da divisão das “sobras” dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Cada profissional receberá, em média, R$ 1.440,19 (valor bruto), conforme anúncio realizado, nesta terça-feira (31/12), pelo prefeito Ivo Gomes.
A valorização dos profissionais respeita a Lei Federal nº 11.494 (Lei do Fundeb), que prevê em seu artigo 22 a aplicação de pelo menos 60% dos recursos anuais do fundo para o pagamento dos profissionais do magistério em efetivo exercício na rede pública. Quando essa aplicação ao longo do ano não atinge sua totalidade, o gestor deve distribuir essa sobra com aqueles que recebem pela folha dos 60%.
O Fundeb é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que serve como mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica, utilizados na valorização de professores e desenvolvimento e manutenção das etapas da Educação Básica, desde creches, Pré-Escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Categorias
Palavras Chave
Entrega material didático
Educação infantil
Educação Sobral
Secretaria da Educação de Sobral
Prefeitura de Sobral
Semana do Bebê
Reunião de diretores
Câmara Mirim
Alunos das escolas municipais
Premiação OBMEP 2017
13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Retomada das Atividades da Educação
Volta às Aulas
Escolas muicipais
Ivo Gomes