A cada dois anos, profissionais da Educação podem solicitar a progressão de carreira, que é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual, garantido um reajuste salarial, de forma retroativa e de acordo com a ascensão funcional. Neste ano, serão gastos mais de R$ 1 milhão na ação.
“Parabéns professores de Sobral, pelo espetáculo, o show, que vocês deram, especificamente, no resultado do Ideb. Eu não podia jamais, tendo a oportunidade de encontrar vocês pessoalmente, deixar de fazer isso”, disse Ivo, externando ainda a vontade de realizar uma festa de comemoração. “Eu queria trazer uma grande banda nacional para a gente festejar a conquista de Sobral”.
Sobral alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País. Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação, são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.
Ivo Gomes também falou sobre ações realizadas com o intuito de conquistar a melhor educação básica do Brasil. Uma delas, foi o rodízio de 100% dos gestores. “Nosso desafio é imenso, porque agora estamos perseguindo padrões internacionais de ensino. As mudanças realizadas podem ter deixado alguns desconfortáveis, mas eu estava lutando pelos alunos de Sobral”, disse o prefeito.