A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, inaugurou, na noite de sábado (02/07), a Escola de Tempo Integral João de Deus do Nascimento, localizada no distrito de Taperuaba. Esta é a 11ª escola de tempo integral entregue pela gestão do prefeito Ivo Gomes e com ela Sobral passa a contar com 74 escolas municipais, distribuídas na sede e distritos. O evento compõe a programação especial em comemoração aos 249 anos de Sobral.
 
“Este é um momento feliz para mim e tenho certeza que para a comunidade de Taperuaba também. Taperuaba é uma comunidade muito diferenciada, altiva, gosta das coisas do jeito dela. É uma comunidade que tem já uma vocação para tomar conta do seu próprio nariz. Se Deus quiser isso vai chegar o mais rápido possível. Mas eu estou dando uma contribuição a isso, como prefeito, que é para vocês se orgulharem mais ainda: Taperuaba vai ser a primeira localidade do Brasil a ter todos os seus alunos da educação básica em tempo integral”, afirmou Ivo Gomes.
 
 
“A partir do dia primeiro de agosto, os estudantes de Taperuaba vão viver uma nova experiência escolar. É muito importante que as famílias aqui presentes apoiem a escola, mas principalmente os filhos de vocês nesse processo de adaptação [para o ensino em tempo integral], porque o apoio que a criança tem em casa faz toda a diferença. Nós temos a certeza de que o ensino que vai ser ofertado aqui pode transformar para melhor a vida a vida de todos os filhos da Taperuaba”, destacou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.
 
Com capacidade para atender 420 alunos em tempo integral, o equipamento tem 12 salas de aula, laboratórios de Matemática, Física, Biologia, Química e dois de informática; biblioteca; cantina; refeitório; pátio coberto; quadra poliesportiva coberta; anfiteatro, sala de professores, diretoria, entre outros. Para construção foram investidos mais de R$5,9 milhões, oriundos dos tesouros Federal e Municipal.
 
 
Para a vereadora Socorrinha Brasileiro, filha de Taperuaba, a noite foi emocionante. “Sempre achei que a noite de hoje ia ser um misto de emoções para mim, em todos os aspectos. Hoje nós estamos aqui para celebrarmos essa grande conquista. Taperuaba tem hoje uma das melhores estruturas educacionais. Esta é uma escola onde qualquer professor gostaria de trabalhar e onde qualquer aluno gostaria de estudar. Deixo aqui a minha gratidão enquanto educadora, legisladora e taperuabense. Muito obrigado!”, disse.
 
Nos próximos dias, serão inaugurados o Centro de Educação Infantil (CEI) Armando Freitas Pereira, no Centro (Tamarindo); o CEI Professora Maria Laís Souza de Paula Pessoa, no bairro Nova Caiçara; e o CEI Iracema Rodrigues Sampaio de Souza, no bairro Juvêncio de Andrade (Colinas).
 
 
Maria do Marco Ferreira, sobrinha de João de Deus do Nascimento, leu uma emocionante carta, na qual falou sobre a felicidade da família. “Esse foi um momento muito esperado nos últimos anos: a tão sonhada e merecida homenagem ao professor João de Deus. Quero agradecer, principalmente, aos meus conterrâneos taperuabenses, por se fazerem presentes aqui, registrando essa história eternamente. Muito obrigada”, pontuou.
 
INFRAESTRUTURA
 
Desde 2017, a Prefeitura já entregou à população sobralense onze Escolas de Ensino Fundamental e sete Centros de Educação Infantil. Foram beneficiados os distritos de Caracará, Bonfim, Rafael Arruda, Patriarca, Jaibaras, Patos, Jordão e Salgado dos Machados. Na sede do município foram contemplados com unidades de ensino, os bairros Cohab II, Nova Caiçara, José Euclides, Campo dos Velhos, Dom Expedito e Padre Ibiapina.
 
 
Facebook
YouTube