O modelo de sucesso do município serviu de inspiração para líderes mundiais vindos da Nigéria, Moçambique, República da Serra Leoa e Quênia. Destacando o Programa Educação na Idade Certa, que vem há 15 anos dando resultados significativos para os índices de formação dos alunos, o texto mostra como Sobral foi a primeira cidade cearense a tornar-se um estudo de caso na área, sendo um modelo a destacar-se pela sua efetividade.
Na reportagem, a ONU News destaca as impressões de Abel Fernandes de Assis, secretário permanente do Ministério da Educação de Moçambique, que afirmou: “Ao longo desses dias, foi gratificante a experiência que aqui acolhemos, primeiro no foco que é dado à alfabetização das crianças e de tudo o que está associado a isso, desde a formação e capacitação de professores, avaliação dos alunos, a atualização dos materiais, o sistema de seguimento, entre outros aspectos”.
Para Abel, “foi gratificante constatar aquilo que está a ser feito e está a resultar. E isso vai constituir referência para o trabalho que temos para garantir acesso e qualidade de ensino também para as nossas crianças em Moçambique.”
O Programa Acelerador, apoiado pelo Banco Mundial, pelo Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e pelo Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, trabalha com governos de vários países para avançar mais rapidamente nessa questão.
Entre os países-membros do programa estão Equador, Marrocos, Moçambique, Níger, Nigéria, Paquistão, Quênia, Ruanda e Serra Leoa. A iniciativa busca estabelecer metas de aprendizagem, desenvolver um plano realista e construir a capacidade de os governos alcançarem os objetivos traçados. Em tudo isso, o caso de sucesso do Ceará, Brasil, tem sido uma inspiração.
Leia a reportagem na íntegra: https://news.un.org/pt/story/2023/04/1812242