A Secretaria da Educação de Sobral lançou, no sábado (18/08), os projetos Viajantes da Leitura e Fala Garotada. A solenidade foi realizada na Brinquedoteca do Didi, localizada no subsolo da Biblioteca Pública Lustosa da Costa, na Margem Esquerda do Rio Acaraú. No total, 34 estudantes da rede municipal participarão do projeto ao longo deste semestre.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, também participou da solenidade e explicou os objetivos dos projetos. “Essas duas iniciativas visam incentivar e estimular os nossos alunos a enxergarem a leitura como uma oportunidade de fazer uma viagem imensa sobre diversos mundos, em muitas histórias, ou seja, de explorar o lado lúdico desse ensino”, disse.

Na ocasião, foram apresentados os projetos aos pais e estudantes e entregues materiais de apoio como camisas e livros aos alunos participantes. "A ideia é que essas crianças possam multiplicar e articular o incentivo da leitura dentro das escolas junto ao núcleo gestor através do Viajantes da Leitura", explicou a Coordenadora de Educação Infantil, Kathleen Arcanjo.

Estudantes das escolas da sede e dos distritos participam dos projetos. É o caso de Maria Emilly, 10 anos, estudante da escola municipal Coronel Francisco Aguiar, em Aracatiaçu. "O projeto vai nos ajudar muito. Ler é bom para compreender tudo e todas as outras matérias", disse.

Visando o sonho de se tornar uma cantora, a estudante do 4° ano da escola José da Matta e Silva, Maria Clara Dias, animou-se com os projetos lançados. "Além de eu poder melhorar minha leitura, acho que vai ser bem divertido e eu vou tentar até o fim. A leitura me ajuda muito e vai ajudar a realizar meus sonhos", explicou.

O projeto Fala Garotada integra as ações do Viajantes da Leitura e procura desenvolver a democratização da comunicação, a oralidade dos alunos e fortalecer o intercâmbio cultural entre as escolas municipais e a comunidade. No projeto de leitura, serão selecionados os alunos que irão produzir e apresentar o programa de rádio “Fala Garotada”, na Rádio Regional 1.320 AM, que irá ao ar todos os sábados, das 11h às 12h.