O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve reunido, na quarta-feira (21/12), com coordenadores e professores do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), para discutir sobre a implementação da sociologia e filosofia no Ensino Fundamental II.
O objetivo da reunião foi alinhar a introdução dessas disciplinas na matriz curricular do município, de acordo com a Lei municipal 10.610, de fevereiro 2017. Foi deliberado a criação de um grupo de trabalho (GT) entre os professores, os técnicos da SME e os formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) a fim de criarem um documento norteador e materiais didáticos para essas disciplinas.
Para o secretário Herbert Lima, essa novidade é uma importante decisão pois amplia ainda mais o currículo dos alunos sobralenses. “Esse início será um desafio e reunirá muitas ideias vindas da academia para que possamos colocar em prática no nosso calendário de 2024”, destacou.
Estiveram presentes o diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes; a coordenadora jurídica da Secretaria da Educação (SME), Dayanna Rodrigues; a coordenadora do Ensino Fundamental I, Edna Carvalho; e o coordenador do Ensino Fundamental II, Vilar Vasconcelos. Além deles, representando a UVA, Rosângela Pimenta, coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Práticas de Ensino de Sociologia; o coordenador do curso de graduação, Alencar Mota; o coordenador Adjunto do Curso de Ciências Sociais, Joannes Forte; e o coordenados dos estágios do curso de Ciências Sociais e coordenador do Programa Residência Pedagógica, Vinícius Limaverde.