Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Seguindo a maratona de inaugurações em comemoração aos 249 anos de Sobral, o prefeito Ivo Gomes inaugurou, na noite desta quinta-feira (28/07), o Centro de Educação Infantil Iracema Rodrigues Sampaio de Souza, localizado no bairro Juvêncio de Andrade (Colinas), que atenderá crianças dos bairros Parque Silvana e Expectativa.
 
O CEI Iracema Rodrigues Sampaio de Souza tem capacidade para atender até 500 estudantes, do Infantil Bebê ao Infantil V. O investimento total na obra foi superior a R$ 2,4 milhões com recursos dos governos Federal e Municipal.
 
O prefeito Ivo Gomes destacou o esforço da sua gestão para oferecer vagas em creches para todas as crianças de Sobral de zero a três anos de idade. “Vamos inaugurar ainda, até dezembro deste ano, sete grandes prédios de educação infantil com oferta de creche e pré-escola. Estamos fazendo isso pelo compromisso que Sobral assumiu perante seu povo e perante órgãos nacionais e internacionais de estabelecer no município uma política de atenção à primeira infância. É a faixa etária, de zero a seis anos, mais importante na vida de uma pessoa”, afirmou Ivo Gomes.
 
 
O novo equipamento conta com 10 salas de aula, dois fraldários, quatro sanitários, almoxarifado, lactário, sala da direção, sala dos professores, sala multiuso, entre outras, além de pátio, playground e jardim.
 
“Quando a gente oportuniza os aprendizados que a educação infantil nos traz, a gente garante também que a criança vai ter condição de ser protagonista ao longo de toda a sua vida acadêmica escolar. Todas as questões cognitivas, neurológicas, elas se acentuam muito na faixa do 0 a 5 anos. É por isso que Sobral tem hoje currículo de educação infantil, que é uma referência”, disse o secretário de educação de Sobral, Herbert Lima.
 
Outros seis Centros de Educação Infantil estão em construção em Sobral, nos bairros Centro, Dom Expedito e Jocely Dantas, e nos distritos de Jordão, Taperuaba e Aracatiaçu, em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Já em fase de finalização, está o CEI Professora Maria Laís Souza de Paula Pessoa, no bairro Nova Caiçara.
 
O viúvo da professora Iracema Rodrigues, ex-secretária da educação de Sobral homenageada com o nome do CEI, Francisco Duílio de Souza, agradeceu pela homenagem e comentou sobre a contribuição de Iracema com a educação de Sobral. “Conheci a escola e fiquei muito emocionado e esse é um legado material, mas existe um legado imaterial, que está consubstanciado nos índices da educação de Sobral. Índices que são conhecidos nacionalmente e internacionalmente, índices que são incontestáveis. Esse legado é imaterial, e ela deixou muito, ensinou muito para gente”, afirmou.
 
INFRAESTRUTURA
 
Abrindo a sequência de entregas no aniversário de Sobral, o prefeito Ivo Gomes inaugurou, dia 2 de julho, no distrito de Taperuaba, a Escola de Tempo Integral João de Deus do Nascimento, com capacidade para atender 420 alunos.
 
No dia 14 de julho, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil Armando Freitas Pereira, localizado no Tamarindo (Rua Dr. Carlito Pompeu, Centro), com capacidade para atender até 120 estudantes da creche (Infantil Bebê ao Infantil III).
 
 

Facebook

YouTube