Seguindo a maratona de inaugurações em comemoração aos 249 anos de Sobral, o chefe do gabinete, David Duarte, representando o prefeito Ivo Gomes, inaugurou, na noite desta quinta-feira (14/11), o Centro de Educação Infantil Armando Freitas Pereira, localizado no Tamarindo (Rua Dr. Carlito Pompeu, Centro).

Com capacidade para atender até 120 estudantes da creche (Infantil Bebê ao Infantil III), o novo equipamento foi construído com projeto e recursos próprios da Prefeitura de Sobral, recebendo investimento superior a R$554 mil.

“As pessoas do Tamarindo conhecem e vão lembrar como estava esse prédio. Aqui, foram investidos recursos do Tesouro Municipal e isso mostra o olhar do prefeito com a educação e também com as comunidades. Esse equipamento não deixa a desejar em nada para outros equipamentos, inclusive privados, que não têm a qualidade daqui. Tudo feito para que a população de Sobral possa usufruir do melhor”, disse David Duarte.

O novo CEI contará com duas salas multifuncionais, dois berçários, fraldário, copa, lactário, sala de professores, recepção, banheiros, depósito de material de limpeza e área de convivência.

“Quero cumprimentar a todos que fazem a Educação de Sobral e agradecer por todo o esforço e empenho para organizar este espaço e receber vocês na noite de hoje. Este CEI é um equipamento que possibilita o atendimento de crianças de zero a três anos, que é uma etapa tão importante da vida do ser humano e nós estamos muito felizes em entregar mais este equipamento”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Outros seis Centros de Educação Infantil estão em construção em Sobral, nos bairros Centro, Dom Expedito e Jocely Dantas, e nos distritos de Jordão, Taperuaba e Aracatiaçu, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Já em fase de finalização, estão outros dois equipamentos: o CEI Professora Maria Laís Souza de Paula Pessoa, no bairro Nova Caiçara; e o CEI Iracema Rodrigues Sampaio de Souza, no bairro Juvêncio de Andrade.

O vereador Ajax Cardozo falou sobre a felicidade em inaugurar o novo CEI Armando Freitas. “É uma alegria muito grande estar entregando este equipamento que é um sonho antigo aqui dos moradores do Tamarindo. Hoje, este sonho está sendo concretizado. Muito obrigado!”, afirmou.

Como parte das iniciativas do Plano de Arborização de Sobral, foram distribuídas mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais para os presentes. Na ocasião, foi realizado ainda o plantio simbólico de uma muda de Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus). A meta é plantar 40 mil mudas anualmente, para atingir a marca de uma árvore por habitante, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Emocionada, a filha do homenageado, Ana Claudia Pereira, falou sobre a felicidade em ver o novo CEI receber o nome de seu pai. “Quero agradecer ao prefeito Ivo Gomes e ao vereador Ajax Cardozo por essa homenagem prestada ao meu pai, o senhor Armando. Eu e minha família estamos muito felizes”, pontuou.

INFRAESTRUTURA

Abrindo a sequência de entregas no aniversário de Sobral, o prefeito Ivo Gomes inaugurou, dia 2 de julho, no distrito de Taperuaba, a Escola de Tempo Integral João de Deus do Nascimento, com capacidade para atender 420 alunos.

Desde 2017, a Prefeitura já entregou à população sobralense onze Escolas de Ensino Fundamental e oito Centros de Educação Infantil. Foram beneficiados os distritos de Caracará, Bonfim, Rafael Arruda, Patriarca, Jaibaras, Patos, Jordão, Salgado dos Machados e Taperuaba. Na sede do município foram contemplados com unidades de ensino, os bairros Cohab II, Nova Caiçara, José Euclides, Campo dos Velhos, Dom Expedito, Padre Ibiapina e Tamarindo (Centro).