O município de Sobral recebeu, entre os dias 4 e 6 de outubro (quarta, quinta e sexta-feira), uma comitiva do Banco Mundial e de quatro países africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe), que vieram conhecer a experiência de sucesso da educação sobralense, a convite do banco, que está desenvolvendo um programa de apoio para os respectivos países.
“Quero agradecer a presença de todos que vieram junto com essa comitiva para vivenciar um pouco das nossas experiências educacionais e conhecer a nossa realidade. A gente fica muito feliz em receber vocês e mostrar que aqui em Sobral a gente não faz nada além do óbvio e o simples, que é o que tem que ser feito, sempre colocando as nossas crianças como prioridade”, pontuou o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte.
Na manhã da quarta-feira (04/10), o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido com a comitiva, formada por 24 pessoas. Em momento posterior, conheceram a sede da Secretaria da Educação de Sobral, além de visitar a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores do município; a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental; e o equipamento cultural Alto do Cristo.
“Eu estou no Banco Mundial há quinze anos e já tem dez anos que eu ouço as pessoas falarem que eu tinha que visitar Sobral. Fiquei impressionada com o trabalho que vocês realizam aqui e a atenção que Sobral dá para todos os estudantes aprenderem. Foi muito bom trazer esses países que falam a mesma língua que o Brasil, e tenho certeza que eles implantarão coisas que aprenderam aqui”, afirmou Emily Gardner, especialista sênior em Educação e representante do Banco Mundial.
BANCO MUNDIAL
Com sede nos Estados Unidos da América, o Banco Mundial é uma organização internacional que vem atuando com a concessão de empréstimos para nações em desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir com o avanço econômico e social de seus países-membros.