A educação básica do município de Sobral foi objeto de estudo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) – UFRJ, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O resultado dessa investigação foi destaque na reportagem publicada nesta segunda-feira (01/05), no portal do jornal O Povo.
A pesquisa apontou que as crianças aprenderam em ritmo mais acelerado em 2022 e destacou as iniciativas realizadas aqui em Sobral que tornam a educação da cidade um diferencial. Essas ações foram aplicadas com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia em virtude do cenário, e também foram destacados os benefícios da educação pré-infantil no desenvolvimento das crianças.
Em um trecho, a reportagem afirma que “As crianças que em 2022 tiveram aulas totalmente presenciais no 2º ano da pré-escola tiveram um ganho de 110% de aprendizagem em linguagem e 115% em matemática, se comparadas com as que cursaram o mesmo período em 2019”.
Intitulada "Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais após a pandemia covid-19: um estudo em Sobral/CE", a obra está disponível para leitura e acompanhou o desenvolvimento de 1.364 crianças matriculadas na rede pública que frequentaram o segundo ano da pré-escola entre 2019 e 2022, e traz resultados inéditos num estudo comparativo que analisou o contexto social e como as crianças foram afetadas, de acordo com os recortes de gênero, raça e renda, dentre outros.
Leia a reportagem completa aqui: https://bit.ly/40RMQaV
Acesse o estudo aqui: https://bit.ly/411RhQm