Sete alunos que integram a equipe ‘Tech Teens’, de seis escolas municipais do ensino fundamental de Sobral, conquistaram neste domingo (27/11), o primeiro lugar na categoria design do robô na etapa Regional do torneio First Lego League (FLL), promovida no Festival Sesi de Robótica.

O evento teve início no dia 25 (sexta-feira), na unidade do Sesi Parangaba, em Fortaleza, com mais de vinte equipes de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas cearenses e da rede Sesi Senai. Com o tema "Super Powered", a competição buscou desenvolver ideias inovadoras e projetos de pesquisa direcionados à produção de energia limpa e sustentável.

A equipe ‘Tech Teen’ com os representantes do município construíram um projeto de inovação ligado ao tema, além de incorporarem os valores que são trabalhados nas aulas de robótica educativa ofertadas pelo município em parceria com o Sesi. O prêmio designer do robô buscou reconhecer o robô criado, levando em consideração o planejamento, software utilizado para projeção 3d, anexos e desempenho.

A aluna Ana Clara Araújo, da Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, afirma que essas novas aulas abriram outras possibilidades para sua vida: “A robótica me permitiu ter novas experiências. Sinto-me gratificada por poder fazer novos amigos e aprendi outros meios de estudar por meio da tecnologia, usando a internet ao meu favor e busquei mais conhecimentos com os projetos de inovação."

Os alunos Heloísa Lima, Ana Clara Araújo, Carlos Eduardo Freitas, Davi Anry, Gustavo Aragão, Pedro William e Heloísa Gabriely de Sousa receberam as condecorações pelo trabalho, além de conquistarem o quinto lugar na classificação geral da competição.

Sobre o Torneio FLL

FLL é a sigla para FIRST® LEGO® League e trata-se de uma competição desafiadora que une aprendizado e prática de robótica, valorizando o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações e promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. Participaram equipes do Ceará e outros estados da região Nordeste.

Entre os objetivos do torneio está o fortalecimento da capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos estudantes, para que possam ser inspirados a seguir carreira nas áreas de engenharia, matemática e tecnologia, além dos benefícios gerados para o setor industrial da nossa região, promovendo competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento de capital humano.

*Com informações do Sesi Ceará

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral