As escolas municipais de Sobral organizaram várias atividades educativas durante o Dia Nacional da Libras, celebrado no dia 24 de abril (segunda-feira). Foram realizadas a sinalização das escolas em libras, a apresentação do alfabeto e do material para os alunos, bem como a exibição de diálogos e a criação do sinal em libras das escolas.
Para o professor e intérprete de libras da Escola em Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, Cladimir Oliveira, esse momento foi muito proveitoso. "Os alunos relataram que essa experiência foi muito boa. Foi feita uma exposição de material, jogos e outros recursos para que os alunos pudessem aprender acerca dessa língua. Aqui na Escola criamos uma eletiva para que esse conhecimento fosse ampliado a toda a comunidade escolar", pontuou.
Na Escola Senador Carlos Jereissati, os alunos participaram de uma roda de conversa sobre a data e puderam praticar também os sinais básicos. “Esse momento foi idealizado com muito carinho, pois além de trabalharmos a inclusão, empatia e socialização, estaremos formando também alunos mais conscientes do seu papel enquanto cidadãos”, destacou a diretora Vanessa Mônica.
SOBRE A DATA
De acordo com o Ministério da Educação, o Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque, foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo a libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.