As escolas da rede municipal de ensino de Sobral realizaram, na segunda-feira (30/08), o dia D com simulado do retorno às aulas presenciais, marcado para o dia 1⁰ de setembro. Cada escola recebeu cerca de 30% dos seus estudantes para testar a nova organização da rotina e os protocolos sanitários.

Aferir a temperatura na entrada, higienizar as mãos com álcool em gel, limpar os pés nos tapetes sanitizantes, usar máscaras, levar a própria garrafa para água, manter a distância entre cadeiras e horários diferenciados para entrada e saída das turmas fazem parte da nova rotina das escolas.

Passados mais de 530 dias desde a última aula presencial, professores e estudantes estavam ansiosos para este momento de reencontro. "Estamos acolhendo nossos queridos alunos, depois de tantos dias em casa, com muita alegria. Nosso coração está cheio de alegria e entusiasmo por poder recebê-los com uma escola toda organizada e limpa. Eles também estão muito empolgados, estávamos com saudade e que bom que chegou este dia", afirmou Mirna Silva, professora da Escola Antônio Custódio de Azevedo.

Medidas de proteção

As escolas municipais passaram por adaptações na estrutura, com a instalação de pias em locais mais acessíveis, abertura de janelas para garantir boa circulação do ar, demarcações no piso e ambientes, reorganização das salas com distanciamento das cadeiras e instalação de totens com álcool em gel. Para os estudantes e profissionais também foi disponibilizado equipamento de proteção individual, como máscaras e garrafas para água.

Foi garantida a imunização com as duas doses da vacina contra a covid-19 para todos os profissionais da educação de Sobral. As escolas municipais irão auxiliar no cadastro de todos os estudantes a partir de 12 anos no VacinaSol, para que eles possam ser vacinados nos próximos dias.